Heráclito apresenta Plano de Carreiras do Senado e diz que texto é proposta de consenso
O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes, apresentou nesta quarta-feira (23) o substitutivo ao projeto (PLS 372/10) que estabelece o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Casa. Em pronunciamento no Plenário, o senador disse que o texto é fruto de intensa discussão.
O Plano, na avaliação de Heráclito, impede prejuízos aos servidores do Senado, que vem pagando "o preço de uma política funcional injusta". Como relator, assinalou, lhe coube elaborar o "texto possível".
- [O projeto] atende a todas as categorias funcionais do Senado Federal, abrangendo não só os concursados, mas também os comissionados - afirmou.
Heráclito disse que o Plano de Carreiras acaba com a vinculação entre os salários dos servidores e a remuneração dos senadores. A medida, disse ele, trará um impacto positivo sobre as despesas do Senado, ao longo do tempo.
O 1º secretário disse que não foi possível votar o Plano junto com a proposta de reestruturação administrativa do Senado (PRS 96/09).
- O ideal seria que nós tivéssemos podido fazer conjuntamente as duas coisas. Infelizmente, não foi possível. Mas é preciso que se saiba que na reforma administrativa cerca de 1.500 cargos serão extintos. Nós teremos, ao longo dessa reforma, as economias anunciadas e esperadas pela sociedade brasileira. A Mesa fez a opção pela transparência.
Referindo-se à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), Heráclito disse estranhar a insistência dela em não assinar o texto do Plano de Carreira.
- Não sei se isso foi de iniciativa própria ou se segue alguma orientação. De uma maneira ou de outra, eu gostaria que esse fato não prejudicasse o objetivo de fazer justiça aos servidores da Casa - afirmou Heráclito, logo após ter elogiado o esforço do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) na construção de um acordo.
23/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado buscará texto de consenso sobre terrorismo
Senado aprova, com mudanças, plano de cargos e carreiras das agências reguladoras
Heráclito apresenta ressalvas a coalizão partidária proposta por Lula
Mesa não chega a consenso sobre plano de carreira de servidores do Senado
Ramais para trens-bala estão no texto de proposta para novo Plano Nacional de Viação
Eunício destaca empenho do Senado em aprovar proposta de consenso de novo Código Florestal