Heráclito comunica convite ao governador do Piauí para explicar a tragédia da barragem de Algodão



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) informou ao Plenário que a Comissão de Serviços de Infraestrutura convidou o governador do Piauí, Wellington Dias; o engenheiro Luiz Ernani Oliveira; e a então presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile de Souza Moura, para falarem, em audiência pública, sobre a tragédia do estouro da Barragem de Algodão 2, em maio do ano passado, no município de Cocal.

De acordo com o senador, a imprensa divulgou que o engenheiro Luiz Ernani - que o senador considera um "homem experiente" e "muito sério" - havia garantido que nenhum risco corria a barragem. Com isso, o governo do estado estimulou os habitantes a voltarem para suas propriedades no leito do rio pelo qual escoa a água da barragem.

Heráclito informou que a tragédia resultou na morte de nove pessoas e deixou 3 mil famílias desabrigadas, também no município de Buriti dos Lopes. O senador afirmou que as prefeituras não foram ressarcidas, como prometido pelo governador, das obras que empreenderam para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem.

O parlamentar leu reportagem publicada no portal de notícias 180 Graus, que relata entrevista dada pelo engenheiro a uma televisão do Piauí. De acordo com essa reportagem, o engenheiro afirmou que o governo do Piauí tinha conhecimento das ameaças à barragem e não adotou as providências necessárias.

O senador disse que irá sugerir a participação, na audiência pública, do presidente da Associação dos Atingidos pela Barragem de Cocal, professor Corsino Medeiros dos Santos.

No mesmo pronunciamento, o parlamentar comemorou a inauguração do primeiro ramal do metrô de Teresina. Ele informou que a ideia partiu do ex-senador e ex-governador Alberto Silva, que morreu em setembro do ano passado.

Heráclito lembrou que a obra foi iniciada no final dos anos 70. Ele homenageou o filho de Alberto Silva, Marcos Silva, que dirige a companhia do metrô na capital piauiense.



18/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa denuncia abandono de vítimas da tragédia da Barragem Algodões, no Piauí

Heráclito Fortes pede ajuda para atingidos por rompimento de barragem no Piauí

Heráclito cobra recuperação de barragem no norte do Piauí

Heráclito apoia vítimas de rompimento de barragem no Piauí

Heráclito diz que PT trata mal governador do Piauí

Heráclito elogia governador do Piauí por cobrar do presidente recursos para desabrigados pelas enchentes