Heráclito Fortes pede ajuda para atingidos por rompimento de barragem no Piauí
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) levou ao Plenário do Senado sua preocupação com o rompimento de parte da Barragem dos Algodões II, situada no município de Cocal, no estado do Piauí. Disse que notícias iniciais dão conta de que a situação é muito grave. Heráclito pediu ao governo federal que atue de maneira imediata e efetiva para socorrer as famílias que vivem naquela área.
O parlamentar do Piauí afirmou nesta quarta-feira (27) que as autoridades já vinham sendo alertadas para os riscos que a barragem representava, em face do violento aumento do volume de suas águas, como consequência das fortes chuvas que atingem a região. Heráclito Fortes disse, no entanto, que o governador Wellington Dias (PT), "respaldado em opiniões irresponsáveis de técnicos", havia tranquilizado a população quanto ao risco de algum acidente com a barragem.
- Ele não tinha o direito de enganar a população numa situação como essa. Não atribuo a responsabilidade total ao governador, porque não é engenheiro. Mas ele não poderia, como governador do estado, tranquilizar a população, que reside naquela área -afirmou Heráclito.
Para o senador, o correto teria sido providenciar o deslocamento dos moradores da região há algum tempo, já que essa é uma barragem de grande volume, cuja destruição poderá trazer consequências desastrosas. O senador insistiu com o governo federal para que sejam adotadas medidas urgentes para o atendimento daquela população.
27/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito apoia vítimas de rompimento de barragem no Piauí
Mão Santa pede ajuda para atingidos por enchentes no Piauí
Heráclito comunica convite ao governador do Piauí para explicar a tragédia da barragem de Algodão
Heráclito cobra recuperação de barragem no norte do Piauí
Heráclito Fortes reclama mais investimentos federais para o Piauí
Mão Santa cobra ajuda para municípios do Piauí atingidos pelas enchentes