Heráclito denuncia abandono de projeto de irrigação em Petrolina



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) denunciou, em discurso nesta segunda-feira (5), o abandono, por parte do governo Luiz Inácio Lula da Silva, do projeto de irrigação Pontal, localizado na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), às margens do Rio São Francisco. O senador esteve no final de semana em Petrolina, acompanhando o candidato à Presidência Geraldo Alckmin.

O projeto Pontal, que já tem vários quilômetros de canais concretados, contava com verbas no último orçamento federal preparado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo Heráclito Fortes, o governo Lula suspendeu todos os recursos previstos para 2003 e nada destinou às obras nos anos seguintes.

- Este governo fez muito alarde sobre a transposição do Rio São Francisco. Vemos agora que ele não executou a transposição e ainda não ajuda em nada na ampliação dos projetos de irrigação existentes no semi-árido nordestino - afirmou Heráclito Fortes.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) disse ser inaceitável a posição do governo do PT, pois a irrigação gera empregos a um custo 15 vezes menor do que na indústria automobilística. Lamentou ainda que a ampliação da ponte sobre o São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro, esteja recebendo verbas "a conta-gotas".

No final de seu discurso, Heráclito Fortes criticou o governo federal pelo abandono do Parque Serra da Capivara, no Piauí, onde se encontra uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, objeto de estudos da arqueóloga Niède Guidon, criadora da Fundação Museu do Homem Americano.

05/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito: governo federal não investiu em projeto de irrigação do semi-árido nordestino

JÚNIA DENUNCIA ABANDONO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM MINAS

Mário Couto denuncia abandono de escolas públicas do Pará

Flexa Ribeiro denuncia abandono de obra de hospital no Pará

REQUIÃO DENUNCIA ABANDONO DE PONTE ENTRE BRASIL E ARGENTINA

Mão Santa denuncia abandono de vítimas da tragédia da Barragem Algodões, no Piauí