JÚNIA DENUNCIA ABANDONO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM MINAS



A senadora Júnia Marise (PDT-MG) encaminhou hoje (dia 11) à Mesa do Senado requerimento dirigido ao ministro da Cultura, Francisco Weffort, denunciando o estado de abandono em que se encontram dois sítios históricos localizados entre os municípios de Ouro Branco e Ouro Preto, onde Tiradentes e outros inconfidentes reuniram-se para discutir planos da Inconfidência Mineira.

Para a senadora, não se pode permitir que uma parte da História brasileira venha a desaparecer pela falta de vontade política para promover a reconstrução dessas localidades. Segundo Júnia, os dois sítios só foram valorizados quando da implantação da Açominas.

Juntamente com o requerimento, ela encaminhou reportagem publicada pelo Jornal da Cidade, de Belo Horizonte, assinada pelo repórterGeraldo Elísio, descrevendo o estado de abandono em que se encontram as duas estalagens. Em umadelas, chamada Varginha, a matéria informa queficou exposta uma perna de Joaquim José da Silva Xavier, num sacolão de couro, imersa em salmora.



11/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centro histórico de Antonia, no Paraná, é tombado como patrimônio histórico

Patrimônio histórico em MG e RS receberá investimentos

JÚNIA APELA A FHC PARA SOCORRER MINAS

Investimentos valorizam Patrimônio Histórico Nacional

LOBÃO PEDE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

FRANCELINO: CONVÊNIO VAI PRESERVAR PATRIMÔNIO HISTÓRICO