Heráclito: governo federal não investiu em projeto de irrigação do semi-árido nordestino



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro, em 30 anos, a não investir "um tostão" em projetos de irrigação do semi-árido nordestino.

VEJA MAIS

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o parlamentar disse que o governo federal, "o qual prometeu durante quatro anos a transposição das águas do Rio São Francisco", não foi capaz de dar continuidade ao Projeto de Irrigação Pontal, iniciado antes da atual gestão. Esse projeto, que envolve a captação de água do Rio São Francisco, vem sendo desenvolvido em Pernambuco pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Regional.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) ressaltou que mais de 70% do território da Região Nordeste "está no semi-árido e, portanto, convive ciclicamente com a seca". Segundo ele, os recursos destinados a investimentos em irrigação foram contingenciados desde janeiro de 2003 pelo atual governo federal, provocando a paralisação das respectivas obras.

Também fizeram apartes os senadores Marcos Guerra (PSDB-ES), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Roberto Saturnino (PT-RJ).



08/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vai debater atuação do Dnocs no semi-árido nordestino

Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Lídice da Mata registra entrega de cisternas no semi-árido nordestino

Garibaldi: jovens no semi-árido nordestino dependem de aposentadorias rurais