Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que o deputado Ulysses Guimarães foi "o mais vocacionado homem público" com quem teve oportunidade de conviver.

- Minha convivência me permitiu não só um aprendizado, mas testemunhar episódios fantásticos na história do Brasil - disse, citando "a travessia para a democracia, cheia de percalços, de incertezas, de dúvidas" como o maior deles.

O senador lembrou a frase que Ulysses Guimarães disse a Tancredo Neves, com o intuito de convencê-lo a disputar a Presidência do Brasil no colégio eleitoral: "Vamos, com o nariz tampado, enfrentar o colégio eleitoral. É a única via, mas nós só vamos chegar a eles se trouxermos a rua conosco".

Afirmou que a alegada disputa entre Tancredo e Ulysses "eram emulações de duas raposas do velho PSD para fechar espaços e não permitir que ninguém mais avançasse naquela catedral que era o PMDB".

Heráclito lembrou o convite a José Sarney para integrar a chapa de Tancredo:

- Nunca vi uma aliança tão perfeita entre velhos adversários, que se uniram para o retorno do país à democracia.

O parlamentar também comentou a raiva de Ulysses quando pretenderam convencê-lo a assumir a Presidência no lugar de Tancredo, após este ter adoecido na véspera da posse. Segundo o senador, Ulysses respondeu: "Quando Tancredo ficar bom, pergunte a ele o quanto nos custou esta caminhada", que ele não iria estragar com "vícios inconstitucionais".

Heráclito lembrou que Ulysses "tinha horror a morrer e, portanto, desapareceu".

04/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia

Luiz Henrique destaca luta de Ulysses pela democracia

Parlamentares exaltam luta de Ulysses pela democracia

Durante 20 anos, Ulysses Guimarães empenhou-se na luta pela volta da democracia

Azeredo destaca luta de Brizola pela democracia

Suplicy destaca luta de Covas pela democracia