Azeredo destaca luta de Brizola pela democracia



Na homenagem prestada pelo Senado a Leonel Brizola, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) destacou nesta terça-feira (22) que ele foi um líder nato e que sua luta pela democracia é reconhecida por todos, mesmo por aqueles que não compartilhavam suas idéias. Mesmo sendo um homem polêmico, frisou o senador, Brizola soube conviver com as críticas que recebia.

Ainda criança, lembrou o senador, ouvia Brizola nos rádios defendendo a legalidade da posse de João Goulart. Já jovem, acompanhou a luta do líder gaúcho pela redemocratização e, em 1985, seu envolvimento com o movimento das Diretas Já. Mas o maior legado de Brizola, na opinião de Azeredo, foi sua dedicação à educação como elemento fundamental na formação da identidade brasileira.

Azeredo disse que só foi conhecer pessoalmente o líder do PDT quando, em 1988, era vice-prefeito na chapa de Pimenta da Veiga, em Belo Horizonte. Ao buscar seu apoio para a eleição de Aécio Neves à Prefeitura de Belo Horizonte, já em 1992, no Rio, Brizola afirmou-lhe que eram iguais as águas do rio, que se separam em braços, para se unirem mais à frente, querendo dizer que na política as pessoas tomam caminhos diferentes, mas com o mesmo objetivo, relatou o senador por Minas Gerais.



22/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy destaca luta de Covas pela democracia

Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia

Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia

Vanessa destaca luta pela democracia nos 92 anos do PCdoB

HOMENAGEM A PETRÔNIO PORTELLA DESTACA LUTA PELA DEMOCRACIA

Luiz Henrique destaca luta de Ulysses pela democracia