Heráclito diz que certeza da impunidade levou Berzoini a repetir erros do PT



Ao comentar reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (11), que a decisão de participação do presidente do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini, na tentativa de compra de dossiê contra políticos tucanos teria sido motivada pela sua certeza da impunidade.

Heráclito ressaltou, ao justificar sua afirmação, que nem mesmo o recente afastamento do deputado José Genoíno da presidência do PT, por envolvimento no episódio do "mensalão", serviu de exemplo para guiar a conduta de Berzoini. Em sua avaliação, Berzoini seria culpado, no mínimo, por não ter escolhido as pessoas corretas para assessorá-lo na presidência do PT.

- Não faz muito tempo, um presidente do partido [José Genoíno] um homem brilhante, foi afastado da presidência em um caso rumoroso. Então, escolhem a dedo o melhor quadro para substituí-lo. Berzoini assume, na primeira semana dita novas regras morais, cria um novo código de ética partidário, critica os companheiros que tiveram desvio de comportamento e o tempo passa. Agora o mesmo Berzoini, que entrou para purificar, sanear e corrigir, está envolvido com outro esquema e outro dossiê de explicação difícil - relembrou Heráclito.

O senador considerou ainda que a falta de punição adequada no caso Waldomiro Diniz, assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva flagrado em tentativa de extorsão, levou a todos os escândalos posteriores envolvendo o governo federal.

Cartão corporativo

Ao criticar as elevadas despesas verificadas no uso do cartão corporativo da Presidência da República, Heráclito reclamou da tentativa do governo de manter em sigilo as faturas.

Em aparte, Mão Santa (PMDB-PI) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Heráclito.

11/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá: biodiesel não vai repetir erros do Proálcool

Para César Borges, certeza da impunidade aumenta a corrupção

Heráclito rebate defesa que Ideli fez de declarações de Berzoini

Heráclito: Supremo levou em conta situação econômica do país

Heráclito diz que declarações de Berzoini sobre ataques em São Paulo é eleitoreira

Heráclito diz que chegou a hora de corrigir erros no Conselho de Ética