Heráclito diz que declarações de Berzoini sobre ataques em São Paulo é eleitoreira



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) repudiou, em discurso nesta quinta-feira (13), acusações feitas em nota à imprensa pelo presidente do PT, deputado RicardoBerzoini, atribuindo a culpa pela crise na segurança pública no estado de São Paulo aos governos do PSDB. Heráclito disse ainda que o senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo daquele, também fez declarações semelhantes, envolvendo os nomes dos ex-governadores Mário Covas (falecido) e Geraldo Alckmin, candidato à Presidência da República pelo PSDB.

Heráclito pediu prudência nas declarações dos petistas sobre os ataques atribuídos ao Primeiro Comandoda Capital (PCC) e defendeu o senador e presidente do PFL, senador Jorge Borhausen (SC), que disse desconfiar de um elo entre o PT e o PCC. Para Heráclito, Bornhausen teria até motivos para desconfiar.

- Pela visão de Bornhausen, seria suficiente evocar o passado recente de integrantes do PT e de entidades coligadas envolvidos em crimes de corrupção, e outros crimes decorrentes de atividades ilícitas dos petistas agregados ao governo, caso do ex-deputado José Dirceue do ex-tesoureiro Delúbio Soares - disse.

Heráclito atribuiu a falta de segurança dos paulistas ao declínio dos investimentos do governo Luiz Inácio Lula da Silva em segurança em todo o país. Ele afirmou que a força de segurança nacional que foi implantada pelo governo é insuficiente para resolver a questão, em virtude da ausência de planejamento e de recursos para a consecução dos objetivos que motivaram sua criação.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) sustentou que as acusações de ambos os lados em nada contribuem para melhorar a crise na segurança pública. Ele pregou a solidariedade e a união da classe política para solucionar a questão.

13/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito rebate defesa que Ideli fez de declarações de Berzoini

Heráclito contesta declarações sobre vôos em cidade do Piauí

Heráclito critica governador do Piauí por declarações sobre a Ferrovia Transnordestina

Heráclito protesta contra declarações de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro

Heráclito diz que certeza da impunidade levou Berzoini a repetir erros do PT

Heráclito Fortes critica ataques de Lula ao TCU