Heráclito diz que debate foi "espetáculo promovido pela democracia brasileira"
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) elogiou nesta segunda-feira (9) em Plenário o debate promovido pela TV Bandeirantes no domingo (8) entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Heráclito exaltou o desempenho do candidato do PSDB e disse que o presidente Lula "não respondeu algumas perguntas com clareza". O senador também elogiou o formato do programa televisivo e o apresentador Ricardo Boechat.
- Nós tivemos uma grande oportunidade, concedida a todos os brasileiros, de avaliar de maneira tranqüila a capacidade de cada um dos dois candidatos que se submetem ao crivo popular no segundo turno dessas eleições - avaliou.
Heráclito afirmou que o debate serviu para que a população brasileira saiba "o que pensa e o que quer" cada um dos presidenciáveis em relação ao país. O senador criticou o presidente Lula por, na sua opinião, não ter respondido "com clareza" questionamentos acerca de acusações de corrupção contra integrantes do PT. Também na opinião de Heráclito, Alckmin demonstrou humildade, segurança e transparência durante o debate.
O senador pelo Piauí aproveitou para sugerir que, após as eleições, seja estudada a possibilidade de incluir na legislação eleitoral a obrigatoriedade de participação em debates dos candidatos a cargos majoritários (prefeito, governador e presidente). Em apartes, os senadores Marco Maciel (PFL-PE) e Mão Santa (PMDB-PI) elogiaram o pronunciamento do colega.
09/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito destaca legado de Tancredo para a democracia brasileira
Processo de elaboração do Orçamento é analisado em debate promovido pela CMA
Combate ao trabalho escravo e infantil são pauta de debate promovido pela OIT
Economistas defendem autonomia do Banco Central em debate promovido pela CAE
Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia
Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia