Heráclito diz que há risco de sabotagem no Prodasen
O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), afirmou, na manhã desta quinta-feira (13), que o Prodasen (Sistema de Informática da Casa) estuda a possibilidade de alguém estar querendo sabotar o seu sistema, razão pela qual o acesso a dados do Senado tem sofrido frequentes panes. Jornalistas reclamaram que tem tido dificuldades para acessar o sistema da Casa.
- Nós, senadores, somos as maiores vitimas disso. É um instrumento de trabalho que acessamos via notebook em plenário e que vem caindo com frequência. Já tivemos uma reunião com o Prodasen e demos um prazo para solução. Estamos intrigados. E existe, por parte do Prodasen, a suspeita de que é uma sabotagem que está sendo feita. Acho o argumento inconsistente. É preciso que apontem um caminho para corrigir. Se for o caso, pedir à Policia Federal que intervenha para examinar exatamente de onde é que está vindo isso. O que nós não podemos é ter falha no sistema.
Indagado se existe uma conexão entre as falhas apresentadas pelo sistema de informática e a divulgação de que existem outros 468 atos assinados há dez anos e que não receberam publicidade, Heráclito manifestou-se negativamente.
- Não, não. Antes, precisamos saber se estamos com o sistema esgotado. Então dei um prazo ao diretor para apontar quais são os defeitos. Quem primeiro recebe a carga de reclamações contra essas panes sou eu, quando chego, todo dia, ao Plenário. Então, ninguém tem mais interesse em resolver isso que eu. A justificativa do Prodasen é que pode haver um trabalho de sabotagem. São ilações. Mas eu quero fatos concretos. - disse ainda Heráclito.
13/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito denuncia sabotagem dentro da CPI das ONGs
Apagão não foi causado por sabotagem, diz diretor do ONS
Simon suspeita de sabotagem na Petrobras
Ministros não acreditam em sabotagem em Alcântara
Sarney não acredita em sabotagem no apagão da noite passada
Diretor do ONS descarta sabotagem como causa do apagão