Heráclito diz que julgamento no STF demonstra eficiência das CPIs
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (22) que o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) estar analisando a denúncia do procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza contra os 40 acusados de participação no escândalo do "mensalão" é uma demonstração da eficiência do instituto das comissões parlamentares de inquérito que funcionam no Congresso Nacional.
- Imaginem se não tivesse sido instalada [a CPI] para apurar denúncias, responsabilidades, fatos graves de que o país tomava conhecimento e que a classe política sabia que existiam - disse o senador, referindo-se ao período de instalação das CPIs dos Correios e do Mensalão.
Para Heráclito, o Congresso cumpriu a sua parte ao enviar o relatório final da comissão para o Ministério Público pedindo a investigação daqueles que apontou como culpados, da mesma forma que fez em outras comissões parlamentares de inquérito, como aCPI do Orçamento, que ficou conhecida como "CPI dos Anões". O senador relembrou ainda da CPI do Banestado, que encerrou seus trabalhos sem a apresentação de relatório final.
Na avaliação do senador, com a definição dos culpados e dos inocentes o julgamento do STF permitirá "virar uma página triste da história do parlamento". Ele disse esperar que se faça justiça, pois, afirmou, será impossível para a sociedade compreender que fatos como esses fiquem impunes.
O representante pelo Piauí insistiu, no entanto, que não há como o governo não ser atingido por esse julgamento, uma vez que a maioria dos que tiveram seu nome incluído na denúncia do procurador-geral eram, à época, integrantes ou lideranças do governo ou a ele prestavam serviço.
CPI das ONGs
Heráclito, que foi autor do requerimento para a criação da CPI das ONGs, dirigiu-se ao líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), dizendo-lhe que contava com sua "boa vontade" para que a comissão seja instalada. A reunião com esse objetivo realizada na manhã desta quarta-feira não obteve o quórum necessário à instalação.
Heráclito recebeu apartes dos colegas Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Mário Couto (PSDB-PA).
22/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito diz que "blindagem" nas CPIs é crime contra o Brasil
Heráclito critica o que classifica de tentativa do governo de barrar CPIs do Congresso
Heráclito: oposição vai exibir imagens de CPIs na TV durante campanha eleitoral
Eficiência econômica
Suplicy demonstra preocupação com restrições à imigração
Lauro demonstra indignação com atitude de Arruda