Heráclito critica o que classifica de tentativa do governo de barrar CPIs do Congresso



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ocupou a tribuna do Plenário nesta sexta-feira (18) para criticar o que classificou de "tentativa desesperada do governo" de tentar barrar o funcionamento das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) no Congresso Nacional e nas duas casas legislativas. Segundo o parlamentar, o desvio de recursos públicos por meio de cartões corporativos e de organizações não-governamentais (ONGs) precisa ser apurado pelas respectivas CPIs em funcionamento, pois trata-se, segundo argumentou, de patrimônio do país que está sendo desviado.

- É lamentável que um partido como o PT, que durante toda a sua história defendeu procedimentos lícitos de administração pública e combateu a corrupção, vem agora sendo o grande advogado de defesa dos que praticam desmandos da atividade pública no país - criticou o senador pelo DEM.

Com relação à CPI das ONGs, em funcionamento no Senado, Heráclito lembrou que os recursos desviados do terceiro setor deveriam ser destinados a programas de modernização da administração. O parlamentar confessou-se satisfeito ao ter presenciado, nesta semana, a prorrogação do prazo para que a CPI continue seus trabalhos, "apesar do esforço do governo para que não houvesse a prorrogação". Lembrou que 60 dos 81 senadores assinaram pedido de prorrogação da CPI que, conforme requerimento de criação, deveria ter suas atividades encerradas no próximo dia 13.

- É uma demonstração de que o Brasil precisa pôr a limpo esse crime que se faz com o patrimônio público, pois a quantidade infinita de denúncias que nos chegam todos os dias com relação ao uso desses recursos de maneira criminosa através de ONGs é muito grave - afirmou.



18/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam classifica como 'deboche' tentativa de votar 3 mil vetos

Demostenes critica tentativa do governo de enfraquecer o Ministério Público

Ao lembrar processo contra Collor, Simon comenta tentativas dos governos FHC e Lula de barrar CPIs

Simon denuncia tentativa de esvaziar CPis

Arthur Virgílio critica tentativa do governo federal de cooptar bancada do PDT

Almeida Lima critica tentativa do governo de agilizar recuperação de débitos