Heráclito estranha anúncio de privatização do Aeroporto de Natal



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse ter estranhado o fato de a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, anunciar a intenção do governo de privatizar o Aeroporto de Natal (RN). Heráclito lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegeu como carro-chefe de sua campanha à reeleição, no segundo turno, o combate às privatizações.

Heráclito chamou a atenção, ainda, para o momento em que o anúncio foi feito, de crise no setor aéreo, perguntando quem iria investir em um aeroporto no Brasil. Para ele, ao fazer o anúncio agora, o governo parece estar sinalizando que, na verdade, não quer privatizar o aeroporto em questão.

Em aparte, o senador Efraim Morais (PFL-PB) lamentou que o Aeroporto de João Pessoa se arraste em uma reforma há mais de dois anos. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) também se disse surpreso com o anúncio da privatização do Aeroporto de Natal, afirmando que tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a governadora reeleita Wilma de Faria (PSB) apontavam a privatização como sinônimo de atraso. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse que o atual governo precisa decidir se vai ou não aderir às privatizações.

Ambulâncias

Em relação à absolvição dos senadores denunciados por envolvimento com a "máfia das ambulâncias", Heráclito afirmou que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar só tinha dois caminhos a seguir: "optar pela pizza ou pela frigideira", cassando mandatos de pessoas que teriam sido vítimas de um processo interno de seus próprios partidos.

- Os relatores, na maioria dos casos, isentaram os acusados, enquanto outros fizeram restrições ao pedir punição. É bom lembrar que eles [relatores] sequer tiveram um convencimento tranqüilo quanto à prova material dos crimes apontados. É muito difícil um cidadão optar por cercear um mandato conferido pelo povo. A cassação por injustiça não mata, mas aniquila - afirmou.

Por fim, Heráclito Fortes rebateu criticas do presidente Lula, em recente discurso na Confederação Nacional da Indústria (CNI), à aprovação do projeto de lei do senador Efraim Morais (PFL-PB) concedendo abono natalino aos beneficiários do programa Bolsa-Família. Na opinião do senador, se o projeto era injusto, caberia aos líderes governistas "pedirem verificação de quórum no dia da votação em Plenário e terem a coragem de assumir esse desgaste".



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos: anúncio da privatização dos aeroportos veio tarde

Garibaldi Alves comemora licitação para aeroporto em Natal

Rosalba Ciarlini quer conclusão de obras de aeroporto em Natal

Heráclito Fortes critica anúncio de liberação de verbas para a construção de estradas pelo governo do Piauí

Garibaldi pede definição do governo sobre obras de aeroporto em Natal

Garibaldi comemora sucesso de leilão para concessão de aeroporto internacional em Natal (RN)