Heráclito Fortes entregará pedido de instalação da CPI das ONGs



O senador Heráclito Fortes declarou em Plenário, nesta quarta-feira (8), que entregará à Mesa nesta quinta-feira (9) pedido para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, destinada a apurar a dependência das organizações não-governamentais em relação a governos e grupos empresariais do Brasil e de outros países, quais organizações têm recebido fundos públicos, em que volume, de quais ministérios e para que fins, e se tais subvenções poderão ter favorecido quadros partidários.

Heráclito alertou para o fato da função das organizações não-governamentais ter sido desvirtuada: do atendimento às necessidades sociais não arcadas pelo Estado à instrumentalização política, usada para fins não-republicanos. O senador afirmou que é preciso separar o joio do trigo: as ONGs que servem ao desenvolvimento e prestam serviço à comunidade das que servem ao crime.

- Eu só espero que o novo PT, esse da roupagem nova, do presidente Lula negociador, não boicote a instalação da CPI. Nós temos que apurar isso, para salvar o instrumento de inclusão social que são as organizações não-governamentais ou as Oscips [Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público], e não um instrumento de picaretagem a serviço de objetivos escusos ou de causas que não interessam ao país - disse.

08/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes é o novo presidente da CPI das ONGs

Governo prejudicou trabalho da CPI das ONGs, diz Heráclito Fortes

Heráclito Fortes critica paralisação dos trabalhos da CPI das ONGs

Heráclito Fortes repudia nota de associação de ONGs

Heráclito Fortes diz que confia no Senado para apurar denúncias contra ONGs

Heráclito Fortes: investigações da CPI das ONGs indicam desvio de recursos públicos e entidades de fachada