Heráclito Fortes: "Imunidade parlamentar protege contra os tiranos, mas não contra os ladrões"



O senador Heráclito Fortes (PFL-BA) protestou nesta terça-feira (15) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter afirmado em discurso, na Bahia, que a imunidade parlamentar protege "contra safadezas".Para ele, o instituto da imunidade protege os parlamentares "contra os tiranos do momento", mas "infelizmente ela não serviu para proteger" o país "dos corruptos que tinham mandato" parlamentar.

- A imunidade não prende ladrão. Se alguém sem imunidade parlamentar fosse denunciar o 'valerioduto' ou o episódio dos dólares na cueca, imediatamente seria processado por sua denúncia - disse.

Heráclito afirmou achar estranho que o presidente Lula "em nenhum momento tenha mostrado indignação à Nação" contra as pessoas de seu partido que foram acusadas nas CPIs dos Correios, do Mensalão e dos Bingos. Lamentou que o governo, por meio de "subterfúgios e manobras", tenha procurado "dar imunidade aos que assaltaram os cofres públicos", inclusive promovendo esvaziamento do Plenário da Câmara para evitar algumas votações.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) sustentou que o presidente Lula nãoinsinuou, em seu discurso na Bahia,que "desejaria o fechamento do Congresso". Ele afirmou que o presidente "defende intransigentemente a plenitude da democracia" e acredita que a preocupação de Lula se refere ao uso da imunidade parlamentar para evitar possíveis condenações.



15/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes vê injustiça contra Mesa do Senado

Heráclito Fortes diz que confia no Senado para apurar denúncias contra ONGs

Heráclito Fortes: governo federal usa crise da segurança para jogar povo contra governo paulista

APROVADA CONVENÇÃO QUE PROTEGE DIPLOMATAS CONTRA TERRORISTAS

Vacina protege contra os três principais vírus da gripe

Leite materno protege bebê contra rotavírus, diz pesquisa