Heráclito Fortes: reajuste deve ser discutido pela atual legislatura
Ao ser indagado por jornalistas a respeito do reajuste de salário dos parlamentares para o próximo ano, na saída da reunião da Mesa Diretora realizada nesta quarta-feira (17), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que o assunto não foi "tocado", mas que é constitucional e precisa ser discutido pela atual legislatura.
- No meu modo de ver, cabe, num primeiro momento, uma conversa entre os presidentes das duas Casas. É preciso encontrar uma solução não prejudicial aos parlamentares que assumirão na próxima legislatura, mas que também não seja um aumento que gere um dominó inflacionário na questão salarial. O Poder Legislativo não pode dar um mau exemplo, um aumento estratosférico, mas não pode ficar sem reajustes que é o que acontece há algum tempo, declarou o primeiro secretário da Mesa.
De acordo com o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, que também participou da reunião, o orçamento do Congresso Nacional para 2011 poderá ter recursos para o reajuste dos salários dos parlamentares.
- Só tem sentido em falar em orçamento depois de aprovado o Orçamento Geral da União. Mas é possível fazer um remanejamento no Orçamento para contemplar o reajuste nos subsídios dos parlamentares.
Concurso Público
Outro assunto, que não foi discutido, mas que pode constar na pauta da próxima reunião, é a realização de um novo concurso público. Segundo Haroldo Tajra, o lançamento do edital ficará para o ano que vem.
- A realização do concurso ainda está em estudo. Há uma comissão elaborando um levantamento de vagas. Nossa expectativa é que sejam 150 a 180 vagas para áreas fins da Casa, nas mais diversas categorias. Uma vez aprovada a realização do concurso, será feita a contratação da instituição organizadora e só após depois haverá o lançamento do edital - disse.
17/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes: exemplo de Zilda Arns deve ser seguido por todos
Heráclito Fortes afirma que Adservis deve regularizar situação de terceirizados
Heráclito Fortes relata os estragos causados pela chuva no Piauí
Heráclito Fortes condena exigência de visto pela Venezuela a jornalistas brasileiros
Atual legislatura aprovou 14 emendas à Constituição
Lauro Campos é o único senador a morrer na atual legislatura