Heráclito Fortes condena exigência de visto pela Venezuela a jornalistas brasileiros
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou nesta terça-feira (11) a exigência de visto, pelo governo da Venezuela, aos jornalistas que irão acompanhar a viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá fazer nesta semana àquele país.
- Esse não é o caminho, essa discriminação é inaceitável. Afinal, os jornalistas são credenciados pelo Palácio do Planalto e, nessa condição, estão aptos a viajar a qualquer país do mundo - avaliou.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que defende a entrada da Venezuela no Mercosul, mas ressaltou que a exigência de visto aos jornalistas poderá fazê-lo mudar de idéia por ocasião da análise da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida por Heráclito Fortes.
O ingresso da Venezuela no Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, já foi aprovada por comissão da Câmara dos Deputados.
Também em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu o envio de uma carta ao embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, na qual os senadores pudessem ponderar a exigência do visto para os jornalistas.
11/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes recebe embaixador da Venezuela
Itamaraty condena detenção de jornalistas brasileiros e ONU diz que violência no Egito é inaceitável
Serys defende posição de jornalistas pela exigência de formação para obter registro profissional
Heráclito Fortes relata os estragos causados pela chuva no Piauí
Heráclito Fortes: reajuste deve ser discutido pela atual legislatura
Visto para brasileiros visitarem a Austrália será feito pela internet e sem custo