Heráclito Fortes recebe embaixadores da Palestina, China e Zâmbia



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI), recebeu na manhã desta quarta-feira (8), em seu gabinete, a embaixadora da Palestina, Mayada Bamie. Na mesma manhã, em encontros diferentes, o parlamentar recebeu os embaixadores da China, Chen Duqing, e de Zâmbia, Albert M. Muchanga.

Ao sair da reunião, Mayada Bamie disse, em entrevista a Agência Senado, que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidando o Brasil a participar da conferência de Paz Israel/Palestina. A reunião, que está sendo preparada com a participação da União Européia e dos Estados Unidos, deverá ocorrer até novembro deste ano, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Com uma comunidade de 14 milhões de árabes e descendentes, o Brasil deve desempenhar importante papel nas negociações de Paz no Oriente Médio, disse Mayada Bamie.

- A questão maior é o cumprimento da resolução 242 da ONU, que determina a Israel a desocupação do território palestino - declarou Mayada Bamie.

O senador Heráclito Fortes afirmou que a busca pela paz faz parte da tradição diplomática brasileira.

China

O embaixador da China, Chen Duqing, disse que o fato novo mais importante das relações entre o seu país e o Brasil é a preparação do lançamento, até novembro, do satélite China-Brasil de recursos terrestres. A China participa com 70% dos investimentos no satélite e o Brasil, com 30%.

O comércio entre China e Brasil cresceu de R$ 1 bilhão, em 1993, para U$ 20 bilhões, em 2006. Em 1974, quando se iniciaram as relações comerciais entre o Brasil e a República Popular da China, esse valor era de apenas US$ 17 milhões, conforme lembrou o embaixador.

Chen Duqing disse que conversa com Heráclito Fortes desde 1985, quando Heráclito visitou a China com o então presidente da Câmara, Ulysses Guimarães. Nessa visita, Chen Duqing atuou como intérprete e tradutor.

Por sua vez, o embaixador de Zâmbia, Albert M. Muchanga, disse que as relações entre o seu país e o Brasil, iniciadas em 1965, foram intensificadas com a abertura da Embaixada do Zâmbia no Brasil em julho de 2006. Em abril deste ano, o Brasil instalou sua embaixada no Zâmbia.

Depois de conquistar sua independência da Inglaterra, em 1964, o Zâmbia evoluiu de um sistema político de partido único para o pluripartidarismo iniciado na década de 90. O país, hoje com 11 milhões de habitantes, importa produtos manufaturados do Brasil e pretende exportar arroz e feijão. É ainda grande produtor de cobre e de outros minerais.



08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes recebe chanceler sérvio

Heráclito Fortes recebe prefeitos piauienses

Heráclito Fortes recebe embaixador da Venezuela

Tebet recebe embaixadores da China e da Polônia

Heráclito Fortes recebe representante do Ministério das Relações Exteriores da Malásia

Aprovados embaixadores para Mônaco, Romênia, Guiné Equatorial e Zâmbia