Heráclito Fortes recebe representante do Ministério das Relações Exteriores da Malásia



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), recebeu nesta terça-feira (21), em visita de cortesia, o secretario parlamentar da chancelaria da Malásia, Alamad Cheek. Ele visita o Brasil para participar do Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste (Focalal), que ocorre entre os dias 22 e 23 e reúne representantes de 33 países.

Membro do parlamento malaio, Cheek trabalha na integração entre Parlamento e governo. A Malásia utiliza o sistema parlamentarista e importa principalmente aço e soja do Brasil, além de aviões da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A), com relações comerciais de mais de US$ 1 bilhão.

- Ele demonstrou interesse em maior aproximação entre os países, e o fato de vir ao Fórum já é um ponto. Também falou muito de etanol e de biocombustíveis, a partir da produção local de óleo de palma, o nosso dendê - disse Heráclito.

Focalal

O Fórum de Cooperação, que ocorre em Brasília, deve abordar a atual crise nos mercados internacionais e a incerteza sobre a conclusão da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Entre os países do Focalal estão todos os latino-americanos, com exceção de Honduras e da República Dominicana, além da Malásia e de Japão e China, dois dos maiores representantes dos fluxos comerciais e de capitais da Ásia.



21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito recebe ministro das Relações Exteriores da Colômbia

Comissão de Relações Exteriores analisa criação de grupos parlamentares com Irã e Malásia

Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores

Ministério das Relações Exteriores - Antônio Patriota

Aprovada criação de 1.293 cargos no Ministério das Relações Exteriores

João Alberto defende reestruturação do Ministério das Relações Exteriores