Heráclito Fortes recebe embaixador da Venezuela



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI), recebeu nesta quinta-feira (5) o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya. Também estiveram presentes os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Inácio Arruda (PCdoB-CE). Durante a reunião, um dos temas discutidos foi o prazo estabelecido pelo governo venezuelano para que o Congresso brasileiro aprovasse a adesão da Venezuela ao Mercosul.

Heráclito considerou a reunião satisfatória, e disse esperar que haja um diálogo positivo entre Brasil e Venezuela após os esclarecimentos prestados. O senador se recusou a dar um prazo para avaliar o pedido de adesão da Venezuela ao bloco, argumentando que a questão é delicada e não envolve só o aval brasileiro.

- As dificuldades que a Venezuela enfrenta em relação ao seu ingresso no Mercosul não estão relacionadas só ao Brasil. O ideal seria uma proposta de adesão progressiva, com um prazo maior para a adaptação - disse o senador, citando as dificuldades que a indústria venezuelana teria em se adequar às políticas tarifárias do Mercosul.

O embaixador venezuelano Julio Garcia Montoya disse que não há mais impasse, e que a Venezuela está "totalmente disposta" a integrar o Mercosul. Montoya ainda citou o artigo 153 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela, que fala em "favorecer a integração latino-americana e caribenha" para demonstrar o interesse venezuelano em aderir ao bloco.



05/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes lamenta falecimento do embaixador Aluízio Napoleão

Heráclito Fortes condena exigência de visto pela Venezuela a jornalistas brasileiros

Heráclito Fortes recebe chanceler sérvio

Heráclito Fortes recebe prefeitos piauienses

Heráclito Fortes recebe embaixadores da Palestina, China e Zâmbia

Heráclito Fortes recebe representante do Ministério das Relações Exteriores da Malásia