Heráclito informa que governador do PI deve pagar multa por uso da máquina pública nas eleições



"O governador do Piauí, quando parlamentar, pregou a moralidade e pediu a condenação de mais de cento e cinquenta prefeitos do estado: agora pratica exatamente tudo aquilo que condenou no passado". Ao fazer essa observação, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) informou que a Procuradoria Geral Eleitoral condenou o governador Wellington Dias ao pagamento de multa por uso da máquina pública em seu próprio benefício eleitoral. Recurso a essa decisão ainda será julgado.

Na sessão de quarta-feira (4), Heráclito já havia comunicado ao Plenário a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de multar o governador Wellington Dias em R$ 25 mil por uso irregular de recursos públicos. Após ter sido advertido três vezes, o governo do Piauí não interrompeu a prática de depositar em uma conta única as verbas repassadas para rubricas específicas.

- O que me causa espécie é que o caso do Piauí julgado pela Procuradoria Geral Eleitoral é semelhante ao da Paraíba, que implicou a cassação do governador Cássio Cunha Lima. O governador Wellington Dias montou uma estrutura de distribuição de carteiras de motorista em troca de apoio político. O fato é muito claro, até porque o diretor-geral do Detran declarou, na época, que o programa só teria continuidade se houvesse a reeleição do governador - afirmou Heráclito Fortes.

O senador também comentou viagem que o governador Wellington Dias fará a Portugal para presidir um congresso de arqueologia. Ele disse que nunca um governador piauiense viajou tanto ao exterior, e sempre acompanhado por grandes comitivas. As viagens, na avaliação de Heráclito Fortes, foram todas inócuas e sem objetivo.



05/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ELEIÇÕES: JUCÁ DENUNCIA USO DA MÁQUINA PÚBLICA EM RORAIMA

Heráclito registra multa do TCU contra o governador do Piauí

Heráclito critica governador por querer pagar R$ 80 milhões para estudo sobre petróleo

César Borges acusa o governo de influenciar eleições com uso da máquina

MARIA DO CARMO DEFENDE NOVA LEI PARA EVITAR USO DA MÁQUINA NAS ELEIÇÕES

Fornecedor que rescindir contrato terá que pagar multa de 10%