Heráclito: o que pensaria Thiago de Mello ao ver o PT "defender banqueiros e perseguir caseiros"



Mencionando a homenagem prestada pelo senador Arthur Virgilio Neto (PSDB-AM), ao poeta amazonense Thiago de Melo, pela passagem de seus 80 anos, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) imaginou o poeta, em seu refúgio voluntário na Amazônia, vendo "o Brasil do governo estrelado", em que ele e tantas outras pessoas depositaram esperança, defender "banqueiros e perseguir caseiros". Heráclito indagou como o poeta que esteve exilado no Chile à época da ditadura militar onde escreveu o poema Os Estatutos do Homem, conseguirá compreender que esse governo "oculta cadáveres" de seus companheiros.

- Ele [Thiago] vê o partido paladino da moralidade ao final de uma CPI não apontar culpados e defender o direito de inocentar seus réus - disse o senador, indagando o que os petistas falecidos Betinho e Henfil, fundadores do partido, estariam pensando ao vê-lo "tropeçar no lamaçal criado por eles próprios".

Para o parlamentar, "o PT morreu" em agosto de 2002, em jantar em São Paulo com banqueiros internacionais, ao assegurar suas intenções de honrar os compromissos assumidos com o Fundo Monetário Internacional. O PT "também morreu" na visão de Heráclito, ao prometer combater as injustiças sociais e fazer uma compra milionária do avião presidencial; e ainda ao prometer e não implementar as parcerias público-privadas (PPPs) que serviriam para incentivar o desenvolvimento nacional sem comprometer o erário.

Finalizou dizendo que, Os Estatutos do Homem, de Thiago de Melo, deve servir de alerta para os membros do PT que ainda acreditam ser possível colocar em prática tudo aquilo que o partido pregou.

30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon recebe visita do poeta Thiago de Mello

PARA THIAGO DE MELLO, BRASILEIRO VAI ACABAR "PENSANDO EM INGLÊS"

Arthur Virgílio comemora os 80 anos do poeta Thiago de Mello

THIAGO DE MELLO CONVIDA MARINA SILVA PARA CONFERÊNCIA SOBRE A AMAZÔNIA

Heráclito critica ministro do Planejamento por defender prorrogação da CPMF

Heráclito diz que Lula não tem autoridade política e moral para defender Constituinte