Pedro Simon recebe visita do poeta Thiago de Mello
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recebeu, na tarde desta quinta-feira (27), a visita do poeta amazonense Thiago de Mello. Em um clima de descontração no gabinete do senador, eles conversaram sobre cultura, política e poesia. Para o poeta, Simon é um dos brasileiros mais dignos de admiração e respeito.
Thiago de Mello tem 85 anos e é um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Sua obra Os estatutos do homem foi traduzida para o espanhol pelo poeta Pablo Neruda, de quem Mello foi amigo no tempo em que viveu no Chile, fugindo da ditadura militar brasileira. Em forma de ato institucional, o poema, escrito em Santiago do Chile, logo após o Golpe Militar de 1964, tornou-se um texto emblemático em defesa da liberdade. A seguir, seu "Artigo Final":
"Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem."
Thiago de Mello está em Brasília para participar da Bienal do "B" - A poesia da Rua, evento cultural promovido pelo Açougue Cultural T-Bone, que reúne escritores, poetas brasilenses e de outros países, representantes de editoras e músicos. Patrono do evento, o poeta amazonense se apresentará na programação desta quinta.
27/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio comemora os 80 anos do poeta Thiago de Mello
PARA THIAGO DE MELLO, BRASILEIRO VAI ACABAR "PENSANDO EM INGLÊS"
Heráclito: o que pensaria Thiago de Mello ao ver o PT "defender banqueiros e perseguir caseiros"
THIAGO DE MELLO CONVIDA MARINA SILVA PARA CONFERÊNCIA SOBRE A AMAZÔNIA
Simon destaca exposição que comemora visita do imperador Dom Pedro II ao Líbano
Celso de Mello votará pelo Brasil inteiro, diz Simon