Heráclito: se Lula for reeleito, perspectiva para próximos anos é sombria
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (27) para criticar a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República e como candidato à reeleição. Para o parlamentar pelo Piauí, os atos de corrupção identificados durante o atual governo são pautados na "certeza da impunidade" e, caso Lula seja reeleito, a perspectiva para os próximos anos é "sombria".
- O que mais me impressiona neste governo é a capacidade de repetir os mesmos erros. E a certeza da impunidade faz com que as pessoas tenham segurança para repetir esses fatos que nos revoltam e chocam - afirmou Heráclito.
O parlamentar referiu-se em seu discurso a denúncias de corrupção envolvendo pessoas ligadas ao governo Lula, citando entre essas irregularidades a suposta tentativa de compra de um dossiê para prejudicar a candidatura de políticos do PSDB.
Heráclito também não poupou críticas aos que chamou de companheiros mais próximos ao presidente, que, segundo ele, deixam uma "perspectiva sombria" do que se pode esperar no país caso se consuma, no próximo domingo, a vitória de Lula nas urnas.
- A arrogância, a precipitação e a falta de humildade com que alguns membros do PT tratam este momento de sucessão presidencial é uma coisa nunca vista antes no país. Imagine que o presidente ainda não está reeleito e a distribuição de cargos já está sendo feita Brasil afora, com brigas terríveis - criticou o parlamentar do PFL.
Heráclito afirmou ainda ter esperança de que todas as denúncias reveladas durante o governo Lula sejam esclarecidas para satisfazer a "curiosidade e a indignação do povo brasileiro".
Ao concluir seu pronunciamento, o senador pelo Piauí parabenizou o presidente da República pela passagem de seus 61 anos, comemorados nesta sexta-feira, e também pela iniciativa, que para o senador é uma atitude sábia, de receber nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, um grupo de catadores de lixo.
- Ele (Lula) tem que ter a solidariedade e a compreensão dos catadores de lixo, porque é grande a tarefa deles de fazer limpeza em toda a sujeira que tem no seu governo e no Palácio do Planalto. Espero que esses humildes brasileiros sejam mais fiéis a ele do que foram os amigos de trinta anos - concluiu o parlamentar.
27/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges alerta para risco de totalitarismo, se Lula for reeleito
Presidente Lula é reeleito
Presidente Lula é reeleito com mais de 58 milhões de votos
Almeida Lima prevê divisão e confronto caso Lula seja reeleito
Para Heráclito, governo Lula maltrata o Piauí
Para Heráclito, Lula não gostou do sucesso de Alencar no Senado