Hillary Clinton está em Brasília, cinco dias após retorno de Dilma dos Estados Unidos
Cinco dias após o retorno da presidenta Dilma Rousseff dos Estados Unidos, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, está nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) em Brasília. Em pauta, o fortalecimento das parcerias entre os dois países nas áreas comercial, política, diplomática, além de direitos humanos, ciência e tecnologia. A Conferência Rio+20, em junho, no Rio, também será tema das conversas.
Hillary tem reuniões com Dilma, ministros, como o chanceler Antonio Patriota, e empresários. Nesta segunda, à tarde, Hillary conversa com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante a 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global (DPG) Brasil-Estados Unidos. O grupo foi criado em 2010 e prevê encontros anuais. A ideia é analisar de forma coordenada propostas comuns em várias áreas: educação, ciência e tecnologia, inclusão social e direitos humanos.
Na terça, a secretária de Estado norte-americana se reúne com Dilma Rousseff durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto, cujo nome em inglês é Open Government Partnership. O encontro é presidido pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Estarão presentes representantes de 42 países.
Confirmaram presença na conferência o primeiro-ministro da Geórgia, Nikoloz Gilauri; o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete; o vice primeiro-ministro da Líbia, Omar Abdelkarim; o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Urmas Paet, o ministro das Relações Exteriores do mesmo país, Edgars Rinkevics, além do ministro das Relações Exteriores da Libéria, Augustine Ngafuan.
A conferência foi criada formalmente durante uma reunião paralela no ano passado, quando os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, dos Estados Unidos, conversaram na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A parceria é um fórum de participação voluntária que reúne governos e entidades da sociedade civil. O principal objetivo é fortalecer políticas nacionais de transparência e combate à corrupção por meio do intercâmbio de experiências entre seus participantes.
A visita de Hillary é cercada por cuidados da segurança norte-americana. O acesso aos locais nos quais ela estará é feito com duas a quatro horas de antecedência.
Fonte:
Agência Brasil
16/04/2012 16:43
Artigos Relacionados
Dilma Rousseff e Hillary Clinton se reúnem em Brasília para promover transparência de dados públicos
Cristovam Buarque quer esclarecer retorno de Sean Goldman aos Estados Unidos
Hillary Clinton é recebida por Sarney e Temer
Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse
Hillary Clinton visita Congresso nesta quarta
Errata: Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse