Cristovam Buarque quer esclarecer retorno de Sean Goldman aos Estados Unidos
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), pretende entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores e autoridades ligadas aos direitos humanos para esclarecer o retorno do menino Sean Goldman aos Estados Unidos.
A criança, que viveu alguns anos com os avós maternos no Rio de Janeiro, retornou ao seu país de origem em dezembro de 2009, após decisão da Justiça fluminense que assegurou a guarda do menor ao seu pai.
Nesta terça-feira (20), a avó de Sean, Silvana Bianchi, acompanhada do advogado da família, Carlos Nicodemos, esteve no Senado e entrou em contato com Cristovam Buarque para que ele interceda junto às autoridades brasileiras no sentido de garantir o direito de visita à criança, previsto na Convenção de Haia.
Em entrevista na CDH, Silvana Bianchi contou aos jornalistas que esteve há 15 dias nos Estados Unidos, onde, em vão, tentou manter contato com Sean. Ela disse que a criança deixou o Brasil com dois celulares, mas que as suas ligações não são atendidas pela família do pai do menino naquele país.
Cristovam Buarque disse que vai entrar em contato com o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e outras autoridades para esclarecer o episódio. Ele disse temer a ocorrência de casos similares, tendo em vista a existência de muitas crianças de pais separados que vivem no exterior.
20/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles defende a permanência do menino Sean Goldman no Brasil
Hillary Clinton está em Brasília, cinco dias após retorno de Dilma dos Estados Unidos
Vannuchi defende solução intermediária para o caso Sean Goldman
Vannuchi defende solução intermediária para caso de menino Sean Goldman
Cristovam Buarque quer recursos do petróleo e etanol para a educação
Cristovam Buarque quer ouvir jovens manifestantes em sessão no Senado