HOLLANDA MOSTRA IMPORTÂNCIA DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) destacou a importância da Faculdade de Direito do Recife, ao lembrar a criação no país, há 170 anos, dos Cursos Jurídicos, dos quais surgiram as tradicionais escolas de Direito que deram origem à "vocação constitucional do povo brasileiro".

De acordo com o senador, nasceu daquela faculdade de Direito um movimento de "efervescência cultural" chamado Escola de Recife, que teve como participantes Joaquim Nabuco, Sílvio Romero, Tobias Barreto, Pontes de Miranda, Assis Chateaubriand e outros. Hoje denominada Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco, a faculdade, segundo Joel de Hollanda, deu lugar "não só a profundas e abrangentes especulações no estudo do Direito, mas também a reflexões filosóficas de alto nível e ousados vôos de criação literária", disse o senador.

- É a essa vitalidade ao mesmo tempo histórica e cultural que muito devemos o êxito da inteligência brasileira, dentro e fora do país. Dessa "fortaleza e catedral ecumênica de idéias", como a denomina um de seus mestres luminares, Luiz Pinto Ferreira, surgiram as sementes libertárias da democracia, fortalecida sempre por um consciente e erudito húmus humanista - disse.

02/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


HOLLANDA: OBRAS GARANTIRÃO EFICIÊNCIA AO METRÔ DO RECIFE

HOLLANDA DESTACA 25 ANOS DE FACULDADE EM PERNAMBUCO

RONALDO DEFENTE EFEITO VINCULANTE EM CONGRESSO DE DIREITO EM RECIFE

Governador é homenageado na Faculdade de Direito da USP

Cursinho da Faculdade de Direito da USP está com inscrições abertas

Ipem-SP recebe alunos da Faculdade de Direito de Diadema