HOLLANDA: OBRAS GARANTIRÃO EFICIÊNCIA AO METRÔ DO RECIFE
Em três anos, o metrô do Recife desempenhará papel de destaque entre os transportes urbanos de massa que funcionam na capital pernambucana e será o segundo do país, com 34,5 quilômetros de extensão. A afirmação foi feita pelo senador Joel de Hollanda (PFL-PE), ao anunciar que, no final de março, foram assinadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) as ordens de serviço para o início das obras.
- Segundo os técnicos, os trabalhos de infra-estrutura foram divididos em cinco lotes e representam R$ 116 milhões. Deverão ser construídos 18,5 novos quilômetros de trilhos e o número de estações passará de 17 para 28. Ao todo, o projeto vai custar R$ 204 milhões, que serão financiados pelo governo Federal e pelo Banco Mundial - explicou o senador.
Hollanda comparou os números atuais com as projeções feitas para o ano 2001, prazo previsto para a conclusão das obras. "Hoje, o metrô do Recife funciona com uma demanda de 43 milhões e 200 mil passageiros por ano, tem 16 quilômetros de extensão e 17 estações de embarque e desembarque. Com a conclusão dos 18,5 quilômetros previstos para o ano 2001, a demanda anual de passageiros está prevista para 129 milhões e 600 mil, e a demanda diária será de 360 mil pessoas."
Ele também destacou afirmação do presidente da CBTU de que as obras de ampliação do metrô de Recife além de gerar dois mil empregos diretos na construção civil, contribuirão para o aumento da arrecadação e permitirão que as populações das áreas que serão atingidas pelos trabalhos possam usufruir de um transporte veloz, moderno, barato, confortável e não poluente.
14/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge defende a retomada das obras do metrô em Recife
HOLLANDA MOSTRA IMPORTÂNCIA DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE
Recife dá início a obras no trânsito para a Copa
Metrô: Desmonte de rocha em obras do Metrô altera trânsito da Marginal Pinheiros
Metrô: Veja onde obter informações sobre o acidente nas obras do Metrô em Pinheiros
Obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo são avaliadas no Recife