Metrô: Desmonte de rocha em obras do Metrô altera trânsito da Marginal Pinheiros
Motoristas que trafegarem pela Marginal Pinheiros, pista sentido Morumbi – Jaguaré, às 11 horas, serão orientados por técnicos da CET a reduzir veloci
Nesta terça-feira, 18 de abril, às 11 horas, os motoristas que trafegarem pela Marginal Pinheiros, pista sentido Morumbi – Jaguaré, serão orientados por técnicos da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) a reduzir a velocidade dos seus veículos por três minutos, no trecho entre a ponte José Euzébio e a estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para a detonação de rochas da futura estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô.
Procedimentos de segurança
A detonação de rochas no poço de obras da futura estação Pinheiros da Linha 4 causará interferência no trânsito, por três minutos, na Marginal Pinheiros, sentido Morumbi-Jaguaré. O horário preciso da detonação (11h00) é definido pelos técnicos do Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da linha do Metrô, e da CET, e visa oferecer maior segurança aos motoristas e evitar maiores transtornos ao trânsito.
Momentos antes, o trânsito será contido por cinco viaturas da CET nas faixas expressa e local, em velocidade mínima, mas constante, pouco antes do viaduto Euzébio Matos. “Semelhante ao trabalho do safety car em provas de velocidade”, explica o gerente de construção da Linha 4, engº Marco Antonio Buoncompagno.
O canteiro de obras, ao lado da pista da avenida Nações Unidas, será isolado e uma sirene vai alertar a população dez minutos antes da explosão. O segundo toque da sirene pára o trânsito, e o terceiro aciona os explosivos. Um minuto após, técnicos da CET liberam as duas pistas da Marginal Pinheiros.
A partir de amanhã (18), as detonações no poço de serviço Pinheiros passarão a ser diárias, e se estenderão até o final deste ano.
Obras
As escavações da futura estação Pinheiros da Linha 4 do Metrô estão sendo executadas por meio de um poço de 42 metros de diâmetro, em terreno localizado entre as ruas Paes Leme, Capri e a avenida Nações Unidas. Atualmente, esse poço encontra-se com 16,5 metros de profundidade, e concluído chegará a 30 metros.
A detonação controlada, desmonte de rocha feita com a utilização de explosivos, é uma metodologia amplamente conhecida e utilizada em escavações de túneis. No Metrô, ela já está sendo empregada desde o ano passado, em outras frentes de escavações da Linha 4, como o poço Valdemar Ferreira e a futura estação Butantã.
A futura estação Pinheiros do Metrô, que deverá ser entregue em 2008, na primeira etapa da Linha 4, será integrada fisicamente com a estação Pinheiros da Linha “C”, da CPTM, que hoje atende de Osasco à Jurubatuba, na zona Sul.
Do Departamento de Imprensa da Companhi
04/18/2006
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