Homenagem ao jubileu de ouro da Igreja Memorial Batista de Brasília
O Senado realizou, nesta segunda-feira (12), sessão especial em homenagem à Igreja Memorial Batista de Brasília, pela passagem dos 50 anos de sua fundação na capital nacional, considerando a data oficial, já que os primeiros missionários chegaram à cidade em fins de 1956. O Marconi Perillo (PSDB-GO), autor do requerimento propondo o ato solene, também presidiu os trabalhos. Ao saudar os batistas brasileiros, ele destacou as ações dos membros da igreja local, tanto na propagação do Evangelho como no resgate social de famílias da capital federal e do entorno.
- A igreja homenageada é resultado da vontade de semear a palavra e arrebanhar ovelhas para o caminho do Senhor. O trabalho na capital federal tem frutificado de diversas formas e em múltiplas direções, como uma mão que se estende ao próximo em solidariedade - afirmou Marconi Perillo.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou que o pastor responsável pela instalação da igreja em Brasília, James Everet Musgrave Junior, recentemente falecido, não tivesse sobrevivido para acompanhar as comemorações do jubileu de ouro. O reverendo, que faleceu em 16 de maio último, liderou o grupo de missionários que foram deslocados para a área da futura capital brasileira, quatro anos de sua inauguração, para organizar a nova igreja.
- Trata-se de uma das primeiras instituições a trazer os ensinamentos e os valores da religião aos habitantes da nova capital - destacou Mozarildo, de filiação católica, que também assinou o requerimento para a realização da homenagem.
Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que ali estava, como brasileiro e político, mas sobretudo como educador, para homenagear e também agradecer aos membros da igreja aniversariante pelo esforço dedicado à elevação dos valores espirituais. Como disse, o país poderá progredir com o avanço da educação e da ciência, sem desprezar os caminhos da espiritualidade, numa convivência fraterna de todas as religiões pela busca de valores acima das simples conquistas materiais.
- E olho com muito otimismo que, ao longo dos próximos 50 anos, vamos poder, sim, dar um salto. Não um salto de aumentar o produto, mas um salto de virar o rumo da nossa sociedade em uma direção cada vez mais culta, cada vez mais educada e cada vez mais espiritualizada - disse.
Pastor da Igreja Memorial Batista de Brasília e também presidente da Convenção Batista Brasileira, o reverendo Josué Mello Salgado falou em nome de toda a comunidade batista. Ele destacou que, no mesmo dia e local da missa católica que serviu para assinalar o início do projeto da nova capital, em 1956, também se reuniram em um culto evangélico James Musgrave e demais missionários, para uma oração a Deus.
- Aquela impressionante cena antecipava a relevância da Igreja Memorial Batista, não apenas igreja para si mesma, mas igreja para a cidade, para a sociedade - comentou.
O reverendo Josué Mello Salgado disse que as igrejas de filiação batista têm como missão "fazer discípulos em todas as nações", como ensina a Bíblia, salientando, no entanto, que essa tarefa não se confunde com "uma caçada a adeptos". Antes, observou, é uma busca por discípulos que também devem atuar na sociedade, para uma ação transformadora. Segundo ele, além da ênfase na formação e sustentação dos valores da família e na assistência social, as igrejas também atuam pela educação. No país, funcionam dois colégios, um em Brasília e outro em Palmas, capital do Tocantins.
Coral
Membros da igreja lotaram o Plenário e galerias do Senado. O ato foi encerrado com hinos entoados por coral formado por grupos da igreja em Brasília. Como informado pelo senador Marconi Perillo, como parte das comemorações do jubileu de ouro, os Correios lançaram selo alusivo à data.
Participaram da cerimônia o brigadeiro Sérgio Luiz de Oliveira Freitas, representando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o embaixador do Iraque, Baker Fattah Hussein. Entre outros membros da igreja presentes ao ato, estavam o presidente da Convenção Batista do Distrito Federal, reverendo José Roberto Raimundo; e o vice-presidente da Igreja Memorial Batista, Paulo Vieira dos Santos.
O requerimento para a homenagem no Senado foi endossado ainda pelos senadores Gilvam Borges (PMDB-AP), Paulo Duque (PMDB-RJ) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
A Igreja Memorial Batista de Brasília integra o rol das Igrejas da Convenção Batista do Distrito Federal e da Convenção Batista Brasileira. O Templo Memorial se localiza na quadra 905, da Asa Sul, considerado uma das atrações de Brasília. Vindos dos Estados Unidos, os primeiros missionários batistas se estabeleceram no país em São Paulo, em Santa Bárbara do Oeste e Americana. No Brasil, de acordo com dados do último censo, os batistas são hoje a segunda mais numerosa denominação evangélica.
12/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Igreja Memorial Batista pelos seus 50 anos
Senado homenageia Igreja Memorial Batista pelos seus 50 anos
Lembo é homenageado com culto de Ação de Graças na Igreja Batista
Presidente participa de homenagem à Igreja Universal na Câmara
Senado presta homenagem à Igreja Presbiteriana do Brasil
Sarney recebe Lula e cúpula da Igreja para jantar em homenagem ao papa