Humberto Costa aponta méritos do Bolsa-Família e critica projetos de Aécio
Em pronunciamento como líder do PT, o senador Humberto Costa (PE) destacou os méritos do Programa Bolsa-Família e criticou os projetos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltados ao aprimoramento do programa de transferência de renda.
O parlamentar disse que o povo não enxerga competência na oposição, teme que as propostas representem um retrocesso no Bolsa-Família e levem insegurança jurídica a programas já consolidados.
— Com atraso de uma década, o PSDB vem mostrar preocupação com a erradicação da pobreza, propondo medidas inócuas e eleitoreiras. É comovente assistir essa assunção de culpa por um partido que, quando esteve governando o Brasil por oito anos, atendeu dez vezes menos brasileiros com programas sociais do que os governos do PT — disse o senador.
Humberto Costa, citando pesquisas de opinião, afirmou que a população brasileira apoia um novo governo da presidente Dilma Rousseff para aprofundamento dos avanços sociais.
Violência doméstica
Em outro pronunciamento, também nesta terça-feira, Humberto Costa lamentou o assassinato professora e dirigente sindical Sandra Lúcia de Albuquerque Fernandes, de 38 anos, por seu próprio companheiro, na cidade de Olinda, no domingo (16). O filho caçula de Sandra, de apenas 10 anos, também foi assassinado, ao tentar defender a mãe.
Humberto Costa informou que Sandra militava há duas décadas pelos direitos femininos e ocupava a Secretaria da Mulher do PSTU. Segundo ele, o companheiro de Sandra alegou o ciúme como motivo para o crime. Com a morte de Sandra, já são 30 mulheres assassinadas em Pernambuco somente em 2014.
Para o senador, o poder público ainda não dispõe da eficácia para impedir e punir os responsáveis por crimes dessa natureza. Ele informou que mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no país nos últimos 30 anos, a maioria por parceiros íntimos.
O senador reconheceu avanços com a Lei Maria da Penha, mas cobrou o fortalecimento da legislação de proteção à mulher e mais ação do estado para combater esses crimes. Para Humberto Costa, o Brasil precisa superar a violência contra a mulher para se considerar de fato um estado democrático de direito.
18/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Humberto Costa critica propostas de Aécio para o Bolsa Família
Aloysio Nunes rebate críticas de Humberto Costa a projeto de Aécio sobre Bolsa Família
Humberto Costa comemora dez anos do Bolsa-Família
Humberto Costa comemora reajuste da bolsa família
Humberto Costa: Bolsa Família promoveu uma revolução no país
Humberto Costa rebate críticas da oposição ao programa Bolsa Família