Humberto Costa apresenta na terça-feira relatório sobre financiamento da saúde
A comissão temporária destinada a propor soluções para o financiamento do sistema de saúde apresentará seu relatório final na terça-feira (10). Na ocasião, o relator, senador Humberto Costa (PT-PE), resumirá o resultado das audiências públicas sobre a situação da saúde e reunirá as propostas para garantir mais verbas para o setor.
Criada em março e presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a comissão temporária é composta por cinco senadores, titulares e suplentes. A comissão discutiu o financiamento da saúde pública em uma série de audiências para as quais foram convidados representantes dos médicos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais, além de representantes do setor de saúde privado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e dos Ministérios da Saúde, da Fazenda e do Planejamento.
O trabalho da comissão recebeu impulso diante das manifestações populares de junho, que cobravam mais qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS). As negociações com o governo, com o objetivo de elevar o percentual mínimo de recursos da União destinados à saúde, provocou adiamentos na apresentação do relatório final do colegiado. Segundo a lei que regulamentou a Emenda Constitucional 29, somente estados e municípios precisam aplicar em saúde percentuais mínimos (12% e 15%, respectivamente) de suas receitas. Por sua vez, a PEC do Orçamento Impositivo (PEC 22A/2000), aprovada no Senado e atualmente em análise na Câmara dos Deputados, prevê um aumento escalonado da participação da União no setor, atingindo, em cinco anos 15% da receita corrente líquida.
06/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Humberto Costa adia relatório sobre financiamento da saúde para discutir solução com governo
Humberto Costa será relator de comissão sobre financiamento da saúde pública
Humberto Costa cobra discussão sobre novas fontes de financiamento para a saúde
Emenda de Humberto Costa detalha fonte de financiamento para saúde
Humberto Costa defende solução negociada para financiamento da saúde
Relatório de Humberto Costa pode ser lido e votado na próxima segunda-feira