Humberto Costa: Brasil está pronto para atravessar crise




O senador Humberto Costa (PT-PE) disse, nesta quarta-feira (23), que o Brasil está pronto para atravessar a crise econômica mundial. Segundo ele, o governo acerta ao adotar medidas anticíclicas, como a intensificação dos investimentos da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em 2012 e a continuidade das ações do Plano Brasil Maior, objeto de medida provisória aprovada nesta semana pelo Senado (MP 541/2011).

Humberto Costa também destacou a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que pode permitir a livre destinação pelo governo de R$ 62 bilhões. Agora, a matéria será analisada no Senado, onde tramita como a PEC 114/2011.

- Um terço desses recursos, algo em torno de R$ 20 bilhões, irá para programas prioritários, como a construção de moradias, a erradicação da pobreza e também para obras de infraestrutura - informou.

O senador alertou para sinais preocupantes que podem levar ao agravamento da crise mundial. Ele classificou o atual clima na Europa como "desolador", principalmente devido à frustração da população, submetida a altos índices de desemprego.

Em relação aos Estados Unidos, Humberto Costa apontou a falta de diálogo entre governo e oposição, que não conseguem definir um plano para diminuir a dívida pública do país.

- O agravamento da crise econômica no mundo é real. Estamos quase revivendo o que aconteceu em 2008, com a contração da economia e a escassez de crédito - observou o senador, ressaltando que, apesar disso, o Brasil dispõe de instrumentos para "manter a economia no rumo".



23/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa: relatório final sobre Demóstenes fica pronto em três semanas

Humberto Costa propõe criação de comissão temporária no Senado para acompanhar a crise econômica mundial

Povo brasileiro sabe que país está no caminho certo, diz Humberto Costa

Humberto Costa comemora crescimento do IDHM no Brasil

Humberto Costa destaca avanços na saúde no Brasil

Humberto Costa diz que o Brasil precisa de mais profissionais de saúde