Humberto Costa propõe criação de comissão temporária no Senado para acompanhar a crise econômica mundial




O líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), sugeriu nesta terça-feira (9) em Plenário que seja criada uma comissão temporária para acompanhamento da crise financeira mundial, decorrente do rebaixamento do rating dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Standard & Poors e pela extensão da crise da dívida que atinge os países da Europa.

- A presidente Dilma vem atuando firmemente no combate à inflação, promovendo o ajuste fiscal para manter a dívida pública sob controle. O Congresso Nacional também tem papel importante nesse controle. Não podemos deixar que disputas mesquinhas nos furtem aos grandes debates das questões nacionais, que mantenham o Brasil no rumo do desenvolvimento - defendeu, elogiando as medidas fiscais do governo Dilma Rousseff.

O senador insistiu que o Congresso Nacional deve contribuir para as medidas de controle da economia que auxiliem no combate à crise mundial.

- Não podemos nos descuidar nesse momento. Em 2009, sob o comando de Sarney, esta Casa criou uma comissão temporária para o acompanhamento da crise mundial. Sugiro que se faça o mesmo neste momento, fazendo amplo levantamento das matérias que tramitam nesta Casa com impacto nas bases de sustentação da economia brasileira, debatendo e aprovando essas matérias para proteger o Brasil dos efeitos da crise mundial - insistiu.

Humberto Costa criticou fortemente a oposição americana por, no seu entendimento, tentar desestabilizar o presidente Barack Obama para inviabilizar sua recondução ao cargo nas eleições de 2012.

- Não é a primeira vez que a ação ou omissão de políticos cria ou agrava uma situação de crise. Em 2008, tivemos o problema das hipotecas nos Estados Unidos porque os congressistas de lá compraram a ideia de que "o mercado resolve tudo". Da omissão legislativa nasceu a maior crise deste século, que ainda não acabou.

Humberto Costa disse também que um dos problemas da crise mundial é a hesitação dos líderes europeus em socorrer rapidamente os países em dificuldades como a Itália e a Espanha para evitar problemas maiores.

Ele criticou a "fraqueza dos líderes" por não terem tomado decisão na Zona do Euro no momento adequado e disse que essa nova hesitação só faz prolongar a agonia desses países.

E onde estão os líderes nesse momento? O que se sabe é que estão de férias - condenou.



09/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa anuncia início dos trabalhos da Comissão Temporária da Saúde

Comissão que vai acompanhar crise financeira mundial será instalada nesta semana

Áudio | Senado deve votar logo nova proposta para criação de municípios, prevê Humberto Costa

Subcomissão temporária para acompanhar crise ambiental na Amazônia quer ouvir Carlos Minc e Mangabeira Unger

CRIADA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR ENCHENTES NO NORDESTE

JUCÁ SUGERE COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO EM RO