Humberto Costa propõe serviço civil obrigatório para levar médicos ao interior do país



O senador Humberto Costa (PT-PE) disse nesta quarta-feira (20) que apesar do aumento do número de médicos no Brasil, a má distribuição desses profissionais pelo país ainda é um desafio. O parlamentar, que propõe um serviço civil obrigatório para ajudar a solucionar o problema, comentou em pronunciamento dados do segundo volume do estudo "Demografia Médica no Brasil.

A pesquisa divulgada nesta segunda (18) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que o número de médicos para cada grupo de mil habitantes na região Sudeste é mais que o dobro do Norte. Enquanto que em Vitória (ES) o número de médicos por mil habitantes é de 11,61; em Macapá (AP), o índice é de 1,38 médicos, abaixo da média nacional.

- Existe no Brasil uma carência de médicos, principalmente em áreas mais afastadas das grandes capitais – observou o senador.

A situação é ainda pior, segundo o senador, quando observada exclusivamente a taxa de médicos por habitantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é a metade da taxa média apresentada no país. O trabalho mostra que nos serviços públicos a razão é de um 1,11 médico para cada mil habitantes.

- O quadro de falta de profissionais é ainda mais alarmante no SUS e é portanto a população mais carente, que usa exclusivamente o SUS, a que mais sofre – disse o senador.

Soluções

Humberto Costa disse que o governo federal está atento ao problema e destacou como iniciativa para melhorar a distribuição de profissionais no país como a criação do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab, que estimula a atuação de profissionais em periferias e municípios do interior.

O parlamentar também defendeu outras medidas de estímulo para superar a concentração de médicos nas capitais e na região Sudeste. Entre elas, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 36/ 2011, de sua autoria. A PEC cria o Serviço Civil Obrigatório para profissionais de saúde recém-formados em universidades públicas ou contemplados com bolsas e outros incentivos financeiros pagos com recursos públicos.

- Nada mais justo que um médico que teve seus estudos financiados pelo estado, retribua à população por meio do serviço obrigatório – disse o senador.

Diploma

Humberto Costa também afirmou que é favorável ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 399/2011, que trata da revalidação de diplomas emitidos por instituições estrangeiras de ensino superior.

- Porém defendo que a revalidação de diplomas não ocorra de forma automática. É preciso também garantir que os médicos estrangeiros venham trabalhar em regiões com maior déficit - assinalou.



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos propõe serviço civil obrigatório para profissionais de saúde

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR

Paulo Davim elogia iniciativa do Ministério da Saúde para levar médicos ao interior

Humberto Costa defende vinda de médicos estrangeiros para garantir assistência médica

Serviço: Feriado do aniversário de São Paulo deve levar 168 mil veículos para o Interior