Jayme Campos propõe serviço civil obrigatório para profissionais de saúde



 

O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou nesta quarta-feira (13) a apresentação de projeto de lei para instituir o serviço civil obrigatório a profissionais de saúde. O objetivo é resolver o problema da falta de médicos e outros profissionais em municípios de regiões mais remotas do país.

- Criar-se, portanto, um banco de profissionais, aptos a serem destacados pela administração para servirem a partir de critérios a serem regulamentados pelo Ministério da Saúde nessas áreas mais carentes – explicou.

De acordo com o projeto, os estudantes da área de saúde que se formarem em universidades públicas ou que receberem bolsa do governo terão de trabalhar durante dois anos nas áreas com carência de profissionais. O senador argumenta que o serviço seria uma retribuição pelo fato de os estudos terem sido custeados pelos cofres públicos.

A proposta é de que a obrigatoriedade do serviço não seja apenas dos formados em medicina, mas também dos profissionais de odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterepia, nutrição e outras profissões a serem definidas. Além do banco de profissionais, o projeto também determina a criação um cadastro de carência e solicitações das municipalidades.

O senador pediu o apoio dos colegas para a aprovação do projeto com urgência.

-  Esperamos contar com o apoio e aperfeiçoamento dos  nobres colegas para que essa matéria possa prosperar. O quadro é grave e é urgente, temos certeza de que há condições evidentes a justificar que a proposição tramite em regime de urgência - defendeu.



13/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serviço militar obrigatório para profissionais de saúde terá mudanças

Senadores aprovam alterações de regras do serviço militar obrigatório para profissionais de saúde

CRE deve votar projetos que alteram regras do serviço militar obrigatório para profissionais de saúde

Humberto Costa propõe serviço civil obrigatório para levar médicos ao interior do país

Jayme Campos propõe que estabelecimento de saúde exiba tabela de preços

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR