Humberto Costa quer limites mais rígidos para a propaganda de cervejas e outras bebidas



O ministro da Saúde, Humberto Costa, defendeu nesta quinta-feira (8), em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) critérios rígidos para a publicidade de álcool. -A propaganda da cerveja, por exemplo, apela para mulheres bonitas, para galãs, para tartarugas ninjas, a fim de seduzir crianças. E é pela cerveja que se inicia o processo do alcoolismo-, disse o ministro.

Atendendo a pergunta do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), Humberto Costa explicou, que o governo está concluindo a implantação de 38 centros de atendimento a drogados no país.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) perguntou qual a opinião do ministro sobre projeto de sua autoria - já aprovado no Senado e tramitando na Câmara - que garante mais liberdade aos médicos para prescrever drogas proibidas, como morfina, em doentes de câncer. Humberto Costa respondeu que a questão é complexa, porque há muitos médicos viciados em drogas e há o risco de extravio dessas drogas em hospitais públicos, bem como de assaltos por quadrilhas de traficantes.

O senador Osmar Dias informou ao ministro que o Hospital das Clínicas de Curitiba, um centro de excelência no transplante de medula, está em situação dramática por falta de dinheiro. -O hospital é procurado por pacientes de todo o país, pela sua excelência, e vive uma crise total, sendo obrigado até a improvisar equipamentos. A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi reinstituída para garantir recursos para a saúde, mas isso nunca aconteceu de fato. As emendas orçamentárias que nós, parlamentares, apresentamos ao orçamento, são apenas quebra-galhos-, disse Osmar Dias.



08/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito quer proibir a propaganda de bebidas alcoólicas, inclusive de cervejas

Vídeo | Humberto Costa quer votar mais recursos para a saúde na quinta

Humberto Costa: matéria da 'Veja' sobre José Dirceu leva a discussão sobre limites na imprensa

Mesquita Júnior quer que Senado proíba a propaganda de bebidas

Dez projetos tornam mais rigorosa a lei que trata da propaganda de bebidas e cigarros

Humberto Costa quer política para combater falsificação de remédios