Ibama apreendende serpente ameaçada de extinção



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis  (Ibama)  apreendeu, durante ação fiscalizatória no estado da Bahia, uma rara serpente-de-veado (Corallus hortulanus) listada no Anexo II da Convenção de Comércio Internacional das Espécies em Perigo de Extinção (Cites).

O animal estava escondido em um depósito de materiais de construção, no interior de uma pequena caixa cheia de serragem mofada, larvas e em sua própria muda de pele, evidências de que era criada nestas condições já há algum tempo.

O infrator foi autuado pelo Ibama em cinco mil reais por manter em cativeiro uma serpente em perigo de extinção. Além disso, também recebeu uma multa de dois mil reais por praticar maus-tratos contra animais silvestres, em função das condições insalubres em que mantinha o animal. A serpente que é encontrado na América do Sul, não é venenos, e é rara devido a sua variedade de cores.

Para obter informações sobre como capturar ou criar legalmente animais silvestres sem incorrer em crime ambiental, basta consultar a página eletrônica do Ibama.  A criação de animais silvestres é permitida no Brasil, desde que observados os preceitos legais.

Para denunciar práticas de captura ou criação ilegal de animais silvestres em cativeiro, basta entrar em contato com o Ibama através de sua Linha Verde.

Fonte:
Ibama



05/02/2014 11:11


Artigos Relacionados


Esquadrão Cobra transporta onça ameaçada de extinção no Amazonas

Público escolherá nome de filhote de serpente no Butantan

No aniversário de 54 anos, Zoológico de São Paulo inaugura Caminho da Serpente

Cientista político afirma que cotas raciais oficializam diferenças e podem ser o "ovo da serpente" que trará malefícios ao país

Sarney diz que sua casa foi ameaçada de explosão

Escola Tiradentes ameaçada de fechamento