Ibama concede licença para construção da Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início das obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no Rio Jari, divisa entre o Pará e o Amapá. 

A usina terá potência instalada de 373,4 megawatts (MW), bem menor que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, que também recebeu licença de instalação nesta última semana e poderá gerar 11,2 mil MW. 

A licença de instalação, assinada na sexta-feira (3) pelo presidente do Ibama, Curt Trennepohl, lista 13 condicionantes que o consórcio ECE Participações terá que cumprir para reduzir os impactos sociais e ambientais da obra. 

O Estudo de Impacto Ambiental da hidrelétrica prevê o alagamento de 31,7 quilômetros quadrados para formação do lago da usina, área relativamente pequena. Entre as condicionantes da licença de instalação, está a manutenção de uma vazão mínima de água no rio “para preservar a biota e a beleza cênica da Cachoeira Santo Antônio para seu uso turístico e paisagístico durante todo o ano”. 

A energia produzida em Santo Antônio do Jari deverá beneficiar principalmente indústrias de celulose instaladas na região. A Jari Energética, empresa do grupo Orsa, proprietária do projeto Jari Celulose, é uma das acionistas do consórcio responsável pela obra. 

Segundo o Ibama, como parte da hidrelétrica será construída em uma área que abriga plantações de eucalipto, a instalação do canteiro de obras não vai provocar nenhum novo desmatamento de floresta nativa e não haverá desapropriação de ribeirinhos.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/06/2011 20:05


Artigos Relacionados


Ibama concede licença para extensão da ferrovia Norte-Sul

Ibama concede licença para pesquisa sísmica marítima

Sarney viaja ao Amapá para acompanhar início de obras da Hidrelétrica de Santo Antônio

Raupp cobra do Ibama licença para construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp comemora liberação, pelo Ibama, de licença para construção das usinas do Rio Madeira

Hidrelétrica Santo Antônio deve entrar em operação até março, diz construtora