Ibama emite licença para Queiroz Galvão perfurar Bacia do Jequitinhonha



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção a licença de operação para perfuração de um único poço exploratório no Bloco Marítimo BM-J-2,  localizado na Bacia do Jequitinhonha (MG).

Por ser um licenciamento ambiental para um empreendimento em área sensível, de águas rasas, foram adotadas medidas com maior grau de exigência para a aprovação do plano de emergência, como a duplicidade de embarcações e equipamentos que possibilitem maior eficiência na contenção e recolhimento de eventuais vazamentos e a instalação de equipamentos que permitam a detecção noturna de óleo no mar.

Além disso, a licença emitida restringiu a realização da atividade de perfuração entre os meses de junho e setembro, quando as condições oceânicas e climáticas foram avaliadas mais seguras para evitar que derrames acidentais atinjam a área de Abrolhos, e em respeito ao período restritivo de atividades na região, identificada como área de reprodução de tartarugas marinhas.

Conforme informações apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental, o alvo principal da atividade licenciada pelo Ibama é a verificação do potencial de produção de gás, que apresenta menores riscos ambientais que a produção de óleo. A exigência de medidas para contenção de óleo foram feitas de maneira preventiva, considerando a possibilidade de sua existência na área.


Fonte:
Ibama



08/06/2011 19:31


Artigos Relacionados


Ibama emite licenças para áreas portuárias de SP e SC

Ibama emite licenças para instalação de linhas de transmissão

Cetesb emite Licença Prévia para trecho de planalto da Nova Tamoios

Ibama expede licença para ampliação de porto em SP

Ibama concede licença para extensão da ferrovia Norte-Sul

Ibama concede licença para pesquisa sísmica marítima