IBGE atualiza informações da Rede Altimétrica de Alta Precisão



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta segunda-feira (20) a atualização dos dados da Rede Altimétrica de Alta Precisão (Raap), parte do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Os dados são resultado do ajustamento simultâneo de quase 69 mil estações. As informações estão disponíveis no site do IBGE.

Além de retratar o Brasil através de informações estatísticas, o IBGE também é responsável pelo estabelecimento do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), formado por um conjunto de estações geodésicas que fornecem informações oficiais e altamente precisas de latitude, longitude e altitude (essas últimas denominadas Referências de Nível – RRNN), que são de fundamental importância para subsidiar grandes obras de engenharia.

As RRNN indicam o desnível entre dois pontos da superfície terrestre. Esse desnível é utilizado para saber, por exemplo, o "caminho" que a água vai percorrer e, por isso, é de fundamental importância para apoiar obras de irrigação, distribuição de água, construção de barragens, rodovias, projetos ambientais, de transporte, telecomunicações, saneamento básico e agricultura, ou seja, referente a tomadas de decisão com relação à infraestrutura do País.

A RAAP é uma rede composta por cerca de 69 mil RRNNs, estabelecidas ao longo de estradas e rodovias, que fornecem a altitude em pontos no território nacional a partir do nível médio do mar determinado em Imbituba (SC). Além da determinação de desníveis em campo, é necessária também a realização de análises e cálculos para extrair dos dados o melhor valor para a altitude de determinada RN, em um processo denominado ajustamento.

A Rede Altimétrica passou por diversos processos de ajustamento, conforme seu desenvolvimento e ferramentas de cálculos disponíveis a cada época. O último ajustamento aconteceu no início da década de 90, mas não foi simultâneo em toda a rede. No início de 2005, foi iniciado um ajustamento simultâneo, concluído em junho deste ano.

O processo permitiu a determinação de novas altitudes para todas as RRNN, passando a incluir estações que anteriormente tinham valores preliminares e cerca de 12 mil cujos dados ainda não tinham sido processados. As diferenças entre os registros atualizados e as altitudes anteriores variaram até 71 cm, valores que não interferem diretamente na vida cotidiana, mas são fundamentais para atividades e intervenções que necessitam de alto nível de precisão.

 

Fonte:
IBGE



20/06/2011 15:46


Artigos Relacionados


IBGE atualiza informações sobre mapas e cartas topográficas do País

Observatório Nacional tem relógio atômico de alta precisão

Pesquisadores da USP participam de projeto de mapa do Universo em alta precisão

Rede de Agricultura de Precisão lança mapa de produtividade

IBGE divulga alta do Índice de Preços ao Consumidor em 0,62%

IBGE divulga alta de 0,45% no Índice Nacional de Preços