Pesquisadores da USP participam de projeto de mapa do Universo em alta precisão
Aproximadamente 70 profissionais de todo o mundo trabalham em parceria, com investimentos de R$ 40 milhões
Pesquisadores da USP participam de um projeto internacional que produzirá mapas tridimensionais indicando com alta precisão a localização de galáxias, quasares e outros objetos no Universo. Coordenado por instituições do Brasil e da Espanha, o projeto deve concluir em dois anos a instalação de um novo observatório astronômico situado na Espanha. Dotado de telescópio com câmera de altíssima resolução, o equipamento fará um mapamento do Cosmos por cinco anos.
Os investimentos são de aproximadamente US$ 40 milhões. Os mapas serão usados no estudo da estrutura da energia escura e da matéria escura e em questões ligadas à expansão acelerada do Universo. O objetivo principal do projeto é estudar a natureza da energia e da matéria escura. A energia escura, acreditam os cientistas, é responsável pela expansão acelerada do Universo.
O observatório será construído na Espanha. As instalações, incluindo o telescópio com espelho de 2,5 metros de diâmetro, devem estar em funcionamento até 2014, e o trabalho de mapeamento deve durar de cinco a seis anos. O projeto envolve aproximadamente 70 pesquisadores de todo o mundo.
Do Portal do Governo do Estado
09/05/2012
Artigos Relacionados
Rede de Agricultura de Precisão lança mapa de produtividade
Cultura: Grupos de dança participam da eliminatória do Projeto Mapa Cultural Paulista
Cultura: Grupos de dança participam da eliminatória do Projeto Mapa Cultural Paulista
Observatório Nacional tem relógio atômico de alta precisão
IBGE atualiza informações da Rede Altimétrica de Alta Precisão
Pesquisadores da USP participam de operação na Antártida