Ibope: após 10 anos, 97% dos usuários aprovam o Poupatempo
Para 95% dos entrevistados, o programa é um "orgulho para São Paulo"
A Pesquisa Ibope 2007 aponta que 97% dos usuários entrevistados nos Postos Poupatempo Fixos e Móveis da Capital, Grande São Paulo e Interior aprovam o Programa Poupatempo. Os cidadãos responderam à pergunta de avaliação geral do Programa Poupatempo com “esse é um serviço que eu aprovo”.
Outras perguntas relacionadas às características do Programa foram feitas aos cidadãos, como a avaliação do respeito do Poupatempo com o cidadão, que alcançou 94% de aprovação; da qualidade do atendimento prestado ao cidadão, que obteve 95%, e da organização do Programa, com 93%. A atenção e o treinamento dos funcionários tiveram, respectivamente, 91% e 94% de aprovação. O Poupatempo também foi considerado por 95% dos cidadãos “um orgulho para São Paulo”.
Para a Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Postos Poupatempo, realizada pelo Ibope entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2007, foram entrevistados 1.700 cidadãos que executaram serviços nos 18 Postos Poupatempo Fixos e Móveis da Capital, Grande São Paulo e Interior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos no total da amostra.
Dos entrevistados, 53% deles são homens e 47% mulheres. Em relação à faixa etária, 28% têm idade até 25 anos; 40% de 26 a 40 anos; e 33% têm 41 anos ou mais. 66% possuem o Ensino Médio e/ou Superior, 34% o Ensino Fundamental. Em relação à renda familiar, 22% ganham até 2 salários mínimos; 36% de 2 a 5 salários; 23% de 5 a 10; e 11%, mas de 10. Ainda neste universo, 63% dos entrevistados trabalham e 37% não trabalham.
Plano de expansão
Em outubro de 2007 foi anunciado o Plano de Expansão do Poupatempo, que além da entrega dos Postos Osasco, Santos e São José do Rio Preto que já estão em andamento, prevê a implantação de 11 novas Unidades, nos municípios Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.
Essas 11 novas unidades estão dimensionadas especificamente para atender a demanda de cada um desses municípios, oferecendo cerca de 50 serviços públicos mais procurados pela população, como RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, serviços que correspondem a cerca de 70% da demanda atual nos Postos Poupatempo.
Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos atuais 95 mil atendimentos para mais de 142 mil atendimentos por dia.
Do Poupatempo
(J.N.)
03/24/2008
Artigos Relacionados
99% dos usuários do Poupatempo aprovam serviços oferecidos
Icesp recebe nota 9,5 de usuários em pesquisa do Ibope
Usuários dos bicicletários da CPTM aprovam serviço
63% dos usuários não-preferenciais aprovam embarque especial do Metrô
Transp. Metropolitanos: Usuários aprovam melhorias em serviços prestados pela CPTM
Jovens senadores aprovam 21 proposições que poderão tramitar no Senado após análise da CDH