Ibram divulga balanço de atividades e projetos para 2014



O Instituto Brasileiro de Museus, Ibram, divulgou nesta sexta-feira (3) um balanço de ações referente  a 2013. De acordo com levantamento do instituto, a 11ª Semana Nacional e a 7ª Primavera dos Museus promoveram 6.575 atividades em mais de 1.200 museus e proporcionaram aumento considerável na visitação.

Outro marco importante foi em relação à legislação da área. Em outubro, foi publicado o decreto nº 8.124/13, que regulamenta o Estatuto de Museus. Aguardado pela comunidade museológica, o decreto permite uma série de ações e procedimentos com o objetivo de preservar o patrimônio cultural musealizado e passível de musealização, conferindo ao Ibram uma fiscalização de caráter pedagógico e orientador.

Dentre seus principais pontos, destacam-se o Registro de Museus e o Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados, que serão obrigatórios, e a Declaração de Interesse Público, um novo instrumento de acautelamento e proteção de bens musealizados e passíveis de musealização. As associações de amigos de museus foram reconhecidas oficialmente como instrumento importante para o fortalecimento das instituições.

Capacitação e publicações

O Ibram ofereceu treinamento e capacitação sobre gestão de riscos voltados para técnicos das áreas de segurança e conservação de museus. a Publicou ainda uma cartilha sobre o tema Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro. Concluiu a segunda etapa do Projeto Conhecendo Museus, série televisiva de documentários sobre museus brasileiros exibidos na TV Brasil.

Investimentos

O Patrocínio de R$ 20 milhões da Petrobras a 12 projetos representou um aporte significativo de recursos, ao lado das ações do PAC Cidades Históricas, que contempla 39 museus com obras de recuperação dos edifícios.

A continuidade do Programa de Requalificação dos Museus do Ibram também está assegurada, com a execução de obras já em licitação e lançamento de novos editais. Mais de 27 museus receberam ou possuem recursos liberados para projetos e obras de requalificação arquitetônica e expográfica em 2014. Dentro do Programa de Fomento aos Museus, convênios serão celebrados por meio de editais, para criação e modernização de museus. O Ibram irá também distribuir prêmios nas áreas de modernização, trabalhos jornalísticos, obras de arte contemporânea, dentre outras relacionadas ao campo museal.

Em 2014, quando completa cinco anos, o Ibram realiza o 6º Fórum Nacional de Museus, no qual se pretende revisar o Plano Nacional Setorial de Museus, além de refletir, avaliar e propor diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus. Deve ainda lançar a nova edição do Cadastro Nacional de Museus.

Fonte:

Instituto Brasileiro de Museus



03/01/2014 15:42


Artigos Relacionados


Governo divulga balanço de ações para a Copa do Mundo 2014

Estádio Mané Garrincha divulga balanço de atividades

Comissão de Desenvolvimento Regional divulga balanço das atividades em 2009

Diretoria-Geral divulga balanço sobre atividades no primeiro semestre de 2011

Ibram diz que preparar museus para Copa de 2014 custará pelo menos R$ 500 mi

Ibram divulga resultado de editais do Mais Museus e Modernização