ICMBio solta na natureza o 1º peixe-boi nascido em cativeiro no Brasil



O primeiro peixe-boi nascido em cativeiro no Brasil, a fêmea Ariel, foi solto nessa quinta-feira (31) na base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) em Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas. O animal estava no centro desde novembro do ano passado.

Antes da soltura, veterinários do CMA constataram que Ariel estava em condições de ganhar a liberdade. Na natureza, o animal será monitorado inicialmente por satélite e, depois, por radiotelemetria até que esteja totalmente adaptado às condições da vida livre.

Atualmente, o peixe-boi marinho é um mamífero aquático criticamente ameaçado de extinção, sendo o mais ameaçado no Brasil em função da caça predatória e da destruição do habitat. Estima-se que existam hoje apenas 500 exemplares na natureza.

A atividade faz parte do programa de reintrodução de peixes-bois marinhos e tem o objetivo de promover a recuperação de estoques populacionais da espécie. O programa conta com a participação de técnicos e parceiros do CMA, como o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).


Fonte:
ICMBio

 

01/04/2011 17:04


Artigos Relacionados


Parque Lagoa do Peixe: espetáculo da natureza

ICMBio terá maior participação na conservação da natureza global

ICMBio prepara lista vermelha de espécies ameaçadas no Brasil

ICMBio e WWF Brasil promovem expedição científica em parque do Pará

Pescado produzido no Brasil ganhará destaque na Semana do Peixe

Consumo de peixe no Brasil aumenta 8% entre 2008 e 2009