Ideli anuncia debate sobre programas sociais com pesquisador do Ipea
O Ipea tem estudos mostrando que o Bolsa Família reduziu em 10% a desigualdade de renda no Brasil. O coeficiente de Gini, modelo matemático para se calcular essa desigualdade estava acima de 0,6 na década passada, mas durante o governo Lula caiu para 0,566.
O Coeficiente de Gini foi desenvolvido pelo estatístico italiano Conrado Gini em 1912. Consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda e 1 corresponde à completa desigualdade (situação hipotética em que uma pessoa teria toda a renda, e as demais não teriam nada).
Ideli também citou em seu discurso reportagens publicadas pelo site PrimaPagina, em que o Bolsa Família é mencionado como instrumento de melhorias para as classes de menor renda. "Os programas e transferência de renda hoje agrupados no Bolsa Família, e o próprio Bolsa Família, foram responsáveis por 21% da queda na desigualdade no Brasil entre 1995 e 2004", diz uma das matérias do site. O PrimaPagina destaca ainda que mesmo equivalendo a apenas 0,51% da renda dos brasileiros, os recursos do Bolsa Família tem respondido por 17,1% da queda da desigualdade.
09/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli espera votar esta semana salário mínimo e anuncia programas sociais
TV Senado debate pesquisa do Ipea sobre investimentos privados em ações sociais
Rollemberg anuncia debate nesta quarta-feira sobre programas de cooperação internacional
Jucá anuncia medida que facilita a obtenção de recursos para programas sociais
Assistência Social: Reunião debate programas sociais
Comissão debate programas voltados a setores sociais a serem incluídos no PPA e no Orçamento