Ideli anuncia inauguração de linha de transmissão para Florianópolis



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comemorou a inauguração da nova linha de transmissão de energia para a ilha de Santa Catarina, onde fica a capital do estado, Florianópolis. Em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (26), ela informou que a inauguração, nesta sexta-feira (27), será feita em conjunto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; pelo ministro de Minas e Energia, senador licenciado Edison Lobão; e pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

De acordo com a senadora, a linha de transmissão terá características "absolutamente inovadoras", como o cabo de transmissão submarino, inédito na América Latina. Outra novidade, segundo ela, foi a instalação das torres de transmissão, feita com helicópteros.

A parlamentar também comemorou a assinatura de decretos de outorga e de contratos, feitos no Palácio do Planalto pelo presidente e pelos ministros, para a construção da maior linha de transmissão de energia do planeta. A linha, de 2.375 quilômetros de extensão, irá dos municípios de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP) e integrará a produção das usinas de Girau e Santo Antonio - atualmente em construção - ao sistema nacional de transmissão. De acordo com Ideli, isso acabará com o risco de apagão nas próximas décadas.

A maior linha hoje existente no mundo, informou a senadora, está na China e não alcança 2 mil quilômetros. A senadora também comemorou o fato de o leilão para construção da linha, em 26 de novembro do ano passado, ter alcançado pleno êxito, embora realizado já sob a égide da crise econômica mundial. A linha demandará investimentos de R$ 7 bilhões e as usinas, R$ 28 bilhões, gerando 17 mil empregos diretos e entre 68 mil e 85 mil indiretos.

A senadora estava vestida de vermelho, para comemorar, com informou, a vitória das escolas de samba Salgueiro, no Rio de Janeiro; Mocidade Alegre, em São Paulo; Imperadores, em Porto Alegre; e Consulado do Samba, em Florianópolis. Ela parabenizou o Bloco Batuqueiros do Limão, segundo ela um dos mais antigos do país, tendo completado 40 anos; e o Bloco da Pracinha, de Laguna (SC), que levou "mais de 250 mil pessoas às ruas" no domingo de Carnaval. Trata-se, disse Ideli, "do maior carnaval de rua do Sul do país".



26/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys anuncia inauguração de linha de transmissão de energia em Mato Grosso

Mozarildo destaca inauguração de linha de transmissão em Roraima

Romero Jucá anuncia vencedor do leilão da linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista

Angela Portela anuncia leilão de linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista

Ideli destaca convênio para iluminação da BR-101 na Grande Florianópolis

LOBÃO PARTICIPA DE AUTORIZAÇÃO PARA LINHA DE TRANSMISSÃO NORTE-SUL