Ideli anuncia pagamento de indenizações, aguardadas há 45 anos, para a criação do Parque Nacional de São Joaquim (SC)



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) anunciou nesta segunda-feira (11) que até o final do próximo ano serão pagas todas as indenizações referentes às desapropriações feitas em 1961 para a criação do Parque Nacional de São Joaquim, na serra catarinense. O parque foi criado pelo então presidente Jânio Quadros e ocupa uma área de 50 mil hectares.

Segundo Ideli, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) espera um total de R$ 20 milhões para pagar todas as indenizações, recursos que devem ser arrecadados através de taxas pagas pelas obras de infra-estrutura que geram impacto ambiental, como a duplicação da BR-101 e a Barragem de Serra Grande.

A senadora disse que o pagamento dessas indenizações abre caminho para que outras áreas de proteção ambiental possam ser criadas, uma vez que o caso do Parque Nacional de São Joaquim era sempre citado como "um péssimo exemplo".

- Preservar o meio ambiente é necessário e pode se transformar num instrumento de desenvolvimento auto-sustentável - afirmou.

Ideli também informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar, nos próximos dias, a Lei de Preservação da Mata Atlântica, que levou 14 anos para ser aprovada pelo Congresso Nacional. Ideli ressaltou que Santa Catarina ainda tem 17% da mata atlântica original, o maior índice em todo o país.



11/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio Alcântara anuncia criação do Parque Nacional de Jericoacoara

Senado aprova demarcação de Parque Nacional de São Joaquim

CAS aprova medida para preservar parque de São Joaquim

Aprovada a criação de parque nacional no Paraná

ICMBio propõe criação de parque nacional no Rio Grande do Norte

Plenário aprova criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais